A saúde animal em épocas frias: principais doenças e prevenções

Nessa época do ano, os animais também sofrem com as baixas temperaturas. O inverno aumenta o risco de doenças respiratórias, que são as mais comuns. Além disso, animais idosos que possuem doenças osteoariculares – como artrose, calcificação na coluna ou hérnia de disco – sentem mais dor em função dos ambientes mais frios.

Confira algumas formas simples de prevenção para o seu amigo:

Cães

Doença típica do inverno: Traqueobronquite, conhecida como Gripe Canina ou Tosse dos Canis
Sintomas: parecidos com os da gripe humana, espirros, falta de apetite e tosse normalmente seca, que pode evoluir para catarro.

A melhor forma de prevenção é a vacinação, uma vez que a doença é transmitida através do contato – sendo ainda mais importante para quem tem mais de um animal.

Normalmente, as infecções por vírus são mais brandas e não precisam de um tratamento específico.  No entanto, quando a infecção é causada por bactéria, o quadro se torna mais grave, podendo evoluir para pneumonia se não tratado corretamente.

Gatos

Doença típica de inverno: Rinotraqueite, mais comum em filhotes
Sintomas: secreção nasal e ocular, dificuldade de respirar, febre e desidratação.
Transmitida pelo contato entre animais.
A prevenção é realizada pela vacinação contra o herpesvírus, vírus responsável pela doença. Desinfetar o ambiente e os utensílios do gatinho doente também é fundamental. 

Artrose

Além das doenças respiratórias, os problemas mais comuns apresentados por cães e gatos idosos no inverno são relacionados a ortopedia, pois a dor é mais intensa durante o frio.

A mais comum é a Artropatia Degenerativa, Osteoartrose, ou simplesmente Astrose, onde a cartilagem sofre alterações e perde a capacidade de absorver e distribuir impactos, o que resulta em dor nas articulações. Consequentemente, os bichinhos ficam mais quietos e relutantes a andar,  brincar, correr, subir escadas, etc.

Infelizmente, a artrose é uma doença crônica e não há cura completa. O tratamento pode ser baseado em medicamentos ou fisioterapia, e apenas consiste em controlar a dor, a fim de melhorar a qualidade de vida.

Desidratação

No frio, a sensação de sede diminui. Por isso, fique de olho na hidratação do seu amigo. Os gatos podem desenvolver cálculos nas vias urinárias, devido à baixa ingestão de água. É importante observar e descobrir como eles mais gostam de beber água: em tigelas ou direto na torneira, por exemplo. Incentive seu bichano a beber bastante água, mantendo uma dieta mais úmida.

Procure não passear em dias muito frios e evite banhos freqüentes! É importante que todos os animais tenham uma casinha ou um lugar coberto para dormirem, além de caminhas e cobertores.

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams

 

 Atendimento das 9hrs às 18, de Seg a Sex. 

(51) 3333.3030

 

Tele Entrega

Bairros com Frete Grátis

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis e arredores.
*somente para entrega de  medicamentos e/ou ração.

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não entregar em alguns lugares.

Se tiver alguma dúvida entre em contato.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão