Cães têm inteligência social e percebem quando são enganados

 Os cachorros são animais sensíveis, inteligentes e se conectam com tudo ao redor. Muitos estudos têm relatado, inclusive, que podem sentir emoções humanas. Uma nova pesquisa divulgada mostra que esses animais têm a capacidade de detectar quando uma pessoa não é confiável. O cão, no momento em que se sente enganado, deixa de fazer o que o humano solicita. 

Já foi comprovado que os cães conseguem compreender o significado de algumas ações dos indivíduos, como apontar a algum lugar. No instante em que o tutor indica um brinquedo ou uma área, o cão irá explorar a localização sinalizada. Recentemente, pesquisas concluíram que o animal logo descobre se esses gestos não são verdadeiros. 

Akiko Takaoka, da Universidade de Kyoto (Japão), realizou, junto de sua equipe, um estudo que testou essa habilidade. Participaram 34 cães em três rodadas de apontar. Na primeira, foi indicado para os cachorros onde havia comida escondida. Já na rodada seguinte, apontaram para um recipiente vazio. Na última rodada, a mesma pessoa sinalizou de novo para o recipiente com comida; entretanto, não obteve resposta. Isso sugere, segundo Takaoka, que os cães poderiam usar sua experiência anterior com aquela pessoa para determinar se era um guia confiável. 

Em uma nova fase, outra pessoa apontou, para um mesmo cão que já havia sido enganado, onde estava o alimento. O cachorro, como resposta, seguiu o comando da nova pessoa. Takaoka afirma que ficou surpreso com a forma pela qual os cães “desvalorizaram a confiabilidade de um ser humano” tão rápido. Acrescenta: “Os cães têm inteligência social mais sofisticada do que pensávamos. Essa inteligência social evoluiu seletivamente em sua longa história de vida com os seres humanos”. 

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams

 

 Atendimento das 9hrs às 18, de Seg a Sex. 

(51) 3333.3030

 

Tele Entrega

Bairros:

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis

R$ 15,00.
*somente para entrega de medicamentos e rações*

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não atender algumas áreas.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão