Cuidar de seu pet nos primeiros meses de vida é fundamental para um bom desenvolvimento

Os pets, até o primeiro ano de vida, precisam de alguns cuidados especiais para que se possam desenvolver corretamente. Até um ano de idade, os animais de estimação são considerados filhotes: raças menores entram na maturidade um pouco antes, já as maiores passam por essa mudança até um ano e meio de vida.  

Durante esse período, os pets estão na fase mais vulnerável, enquanto se desenvolvem. Por isso, listamos abaixo algumas dicas para que não haja problemas nesse período.

1- Ambiente: logo após o nascimento e nos primeiros dias de vida, o pet está se acostumando ao local fora da barriga da mãe. Esse processo é gradual e, por isso, certifique-se de arrumar um espaço confortável e aconchegante ao filhote. Prepare uma área coberta com jornais, cobertores e toalhas macias, aquecendo o ambiente entre 20°C e 22°C. 

2- Alimentação: a primeira alimentação deve ser, de preferência, o leite materno. Cães devem mamar por ao menos 30 dias, já os gatinhos por 45 dias. Após esse período, introduza alimentos macios e sólidos, como a ração. Caso a mãe não possa amamentar, providencie uma fórmula com um veterinário, assim, não faltarão nutrientes. Em média, o filhote deve se alimentar de 3 em 3 horas. 

3- Necessidades fisiológicas: adestrar um gato para fazer suas necessidades no lugar certo é fácil, pois naturalmente buscam um local com terra ou areia. Deixe a caixa sanitária no melhor lugar para você e seu gatinho.  No caso dos cães, recomenda-se educá-los desde o primeiro mês de vida, deixando-o preso em local próximo ao que irá se aliviar - como em cima de jornal, tapete higiênico ou perto da grama do jardim. Elogie e brinque com ele quando fizer as necessidades no ambiente correto.

4- Vacinação e vermifugação: o ideal é que um veterinário visite os recém-nascidos logo na primeira semana de vida e, caso haja algum problema, o profissional irá dizer quais são os exames necessários. Além disso, é importante acompanhar o calendário de vacinação e vermifugação, por isso não deixe de perguntar ao veterinário.

5- Dentição: os dentes merecem atenção, já que os filhotes não nascem com dentes definitivos, passando por uma troca nos primeiros meses. Esse processo se inicia em torno dos quatro meses de idade, e os primeiros dentes a cair são os da frente. Durante esse período, é comum que haja sangramento na gengiva, desconforto e coceira. Não se esqueça, também, de escovar os dentes de seu bichinho.

6- Brincadeiras: as atividades são essenciais para estimular o desenvolvimento do pet. Ofereça uma bolinha, uma corda ou um bichinho de pelúcia. Isso evitará que os móveis sejam destruídos ou arranhados.Além disso, não esqueça de dar muito amor e carinho, então reserve um tempo para os paparicar.

Deixe nos comentários quais os cuidados que você adota com seu filhote! Lembre que um veterinário deve ser consultado para ajudar o seu filhote durante esse período de adaptação de seu pet.

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams.

 

(51) 3333.3030 

 

 Atendimento de segunda a sexta,
das 9h às 18h.

 

 

Tele Entrega

Bairros:

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis

R$ 15,00.
*somente para entrega de medicamentos e rações*

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não atender algumas áreas.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão