Pulgas em gatos: como identificar e tratar?

Donos de gato sabem da dificuldade que é cuidar do pet: a areia não pode estar suja, a comida precisa ser fresquinha e a água limpa. O banho também é essencial, para tirar os vestígios das mãos humanas. De vez em quando, é comum o aparecimento de parasitas indesejados, mesmo com toda a higiene. São principalmente pulgas, que se hospedam e se alimentam do sangue dos felinos. 

Após se alimentarem, as pulgas buscam por um ambiente quente, no qual irão se abrigar. Em geral, são locais em que os pets gostam de ficar: sofá, tapete, gramado, cama, assoalho e frestas de portas. O calor e a umidade são as condições climáticas mais favoráveis ao desenvolvimento desses parasitas, por isso se infestam durante o verão. As fases da vida das pulgas ocorrem em 4 estágios: ovos, larvas, pupas e vida adulta. Só observamos a presença quando estão na última fase. 

Pulgas adultas indicam que há uma família em desenvolvimento, que escolheu morar na nossa casa. Por isso, é importante averiguar quais os sinais de infestação e checar diretamente os pets. Identificar as pragas é fácil. Você deve ver se há bolinhas minúsculas pretas no pelo, que são os cocos das pulgas. Os ovos são brancos e depositados no próprio ambiente.

O estágio mais complicado é o da pupa, já que a pulga se protege de produtos de limpeza e da água. Pode durar até 6 meses esse período e, quando as condições forem favoráveis, o parasita se prolifera e busca alimento na pele de seus gato. Os indicativos de que há pulga em gatos são lambidas excessivas e com frequência - o que é capaz de transmitir o verme chamado  Dipylidiump no intestino, hospedando-se no ânus do pet ou nos pelos ao redor da região -, lesões e alergias no corpo do animal e, em situações mais graves, é possível que haja anemia, fraqueza e Bartonelose (síndrome da arranhadura do gato). 

A boa notícia é que existem vários tratamentos disponíveis no mercado. O primeiro passo é agendar uma visita ao veterinário. É comum que sejam usadas coleiras feitas de silicone, pois liberam substâncias que têm efeito repelente. Pipetas são outra alternativa: aplicadas diretamente atrás da cabeça do gato, as pulgas são mortas em um dia e o efeito do produto dura até 4 semanas. Xampus administrados durante o banho contêm ingredientes químicos que eliminam as pulgas adultas, bem como sprays que podem ser colocados em pelos secos. Além disso, comprimidos via oral são muito eficazes e previnem infestações por alguns meses. O veterinário deve escolher a dosagem, o tempo e a melhor terapia a serem adotadas, variando de acordo com as condições clínicas do gato e o grau de infestação.  

Cuide especialmente do lugar em que seu pet vive: quanto mais limpo, menor a chance de proliferação de pulgas. Há diversos produtos em spray, aerossol, pó e líquido que ajudam a manter a higiene. Inclua algumas ações na rotina diária, como escovar os pelos do gato, aspirar com frequência os cômodos, lavar a cama do pet e os tapetes, trocar semanalmente a roupa de cama e inspecione orelhas, pescoço, barriga e ânus do bichinho. Siga sempre as orientações do veterinário e esclareça suas dúvidas conosco! 

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams.

 

(51) 3333.3030 

 

 Atendimento de segunda a sexta,
das 9h às 18h.

 

 

Tele Entrega

Bairros:

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis

R$ 15,00.
*somente para entrega de medicamentos e rações*

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não atender algumas áreas.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão