O que fazer quando meu pet precisar de emergência?

Situações emergenciais exigem ação rápida e são comuns para quem tem pets. Quando isso acontece, a maioria dos tutores se desespera e não sabe o que fazer: o recomendado é procurar atendimento de um médico veterinário o mais rápido possível.  Cães e gatos filhotes exigem atenção redobrada, pois são agitados e estão sujeitos a diversos tipos de acidentes.

Quais as principais situações emergenciais em pequenos animais?

1- Parada cardiorrespiratória 

É um dos problemas mais graves, pois pode levar o animal à morte. O atendimento deve ser imediato.

2- Falta de ar

A falta de ar é geralmente desencadeada pelo calor e estresse ou algum processo que aumente a necessidade de oxigenação. Nesse caso, o tutor deve suprir a falta de ar e acalmar o pet até a chegada ao atendimento. 

3- Intoxicação por envenenamento

A manifestação de intoxicação leva em torno de 5 a 10 minutos após a ingestão. A substância, ao ser absorvida pelo organismo, pode provocar diarreias, vômitos e tremores. Conforme a quantidade ingerida, há o risco de morte. Diante desses sinais, não é aconselhável fornecer leite, água ou qualquer medicamento. O ideal é levar rapidamente ao veterinário. 

4- Convulsões

É importante usar cobertas grossas para que o animal não se machuque e, assim, leve-o à clínica veterinária.

5- Diarreia e vômitos 

São sintomas de diversas doenças e podem causar desidratação. Por isso, devem ser observadas e analisadas cuidadosamente, assim, os sinais não passam despercebidos. Exige consulta ao veterinário, a fim de se que comece o tratamento o quanto antes.

6- Picadas por animais peçonhentos 

Os principais efeitos e respostas do animal a essas picadas dependem do tamanho do pet picado e de seu sistema imune. Geralmente, surgem alergias que podem ser acompanhadas de tremores, inchaço no local, vômito e dificuldade para respirar. 

7- Quedas

Independentemente da altura, ocasionam lesões e até fraturas. Atividades físicas e alimentação saudável contribuem na redução desses riscos. Em casos de atropelamento, quedas ou brigas, o animal deve ser mantido deitado em uma manta ou cobertor, evitando que possíveis fraturas ou hemorragias se intensifiquem.

8- Torção gástrica

Nesta situação, o animal precisa ser levado urgentemente a uma clínica veterinária, pois corre o risco de entrar em choque devido à dor no abdômen. O transporte deve ser feito com cuidado, a fim de que não haja contato com a barriga dele.

O melhor método de garantir a segurança do animal é a prevenção. Assim, é necessário que os donos mantenham cautela até a chegada do profissional da área ou até a clínica veterinária. A emergência é uma especialidade particular, não sendo possível, em grande parte dos casos, a solução através de ações adotadas pelo tutor, por isso exige-se a visita ao veterinário para se realizarem os procedimentos imediatamente.

 

 

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams.

 

(51) 3333.3030 

 

 Atendimento de segunda a sexta,
das 9h às 18h.

 

 

Tele Entrega

Bairros:

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis

R$ 15,00.
*somente para entrega de medicamentos e rações*

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não atender algumas áreas.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão