Cuidados com os pets nas estações frias

Daqui a pouco o verão chega ao fim. Em todas as estações, os cuidados com os pets são diferentes e exigem bastante atenção para evitar possíveis problemas. No outono e inverno, os bichinhos têm maior chance de contrair problemas respiratórios, incluindo gripe, pneumonia e rinotraqueíte felina. 

Muitas pessoas acham que não é necessário adotar algumas precauções, já que os pets têm pelos que os protegem do frio. Contudo, isso não é verdade. Os cuidados devem ser triplicados, principalmente se o animal for filhote ou de idade avançada - a imunidade é menor nesses grupos. Nós da PetDreams listamos algumas dicas para que a saúde não seja afetada, confira!

1. VACINAÇÃO

As vacinas previnem diversas doenças, como o vírus da gripe (Influenza), a bactéria Bordetella bronchiseptica e outras patologias causadoras de infecções no trato respiratório. A Tosse dos Canis (Gripe Canina) é um dos problemas mais comuns aos cães, altamente contagiosa e que se dissemina com facilidade nos períodos de frio. Já para os gatos, frequentemente há a rinotraqueíte felina, também de alto contágio. Para protegê-los, atualize as vacinas da Gripe Canina e da Quádrupla Felina. A cinomose é outra patologia facilmente disseminada e, para prevenção, o animal deve estar em dia com a vacina polivalente (V8, V10). 

2. AQUECIMENTO

Deixe os cães e gatos sempre bem aquecidos. Roupinhas são necessárias principalmente se o animal for de pelagem curta ou tosado, mas tenha cuidado para que se sintam confortáveis. Coloque cobertores e mantas à disposição nos locais em que dormem, preferencialmente longe de correntes de ar. 

3. PASSEIOS

Escolha horários em que o sol está mais forte, dando preferência para a tarde. O clima fica mais agradável e menos gelado. 

4. PELE

O ar costuma ser menos úmido nas estações frias, o que causa ressecamento na pele dos pets. Cães com a pele ressecada podem ter dermatites (inflamações da pele), além de outras doenças devido à coceira intensa. Por isso, cuide da hidratação de seu companheiro. O ideal é optar por banhos com água morna em locais sem corrente de vento. Após o banho, seque bem o animal para evitar que o pelo e a pele fiquem úmidos. Aplique um shampoo com ação antisséptica para recuperar a hidratação perdida.

5. SUPLEMENTAÇÃO

A suplementação, quando prescrita por um veterinário, é uma aliada na prevenção contra doenças que afetam a imunidade dos cães. Alguns suplementos são probióticos e probióticos, auxiliando na melhora imunológica dos animais através da estimulação de microrganismos benéficos ao intestino. Suplementos que ajudam no fortalecimento das articulações também podem ser recomendados, como a condroitina. 

Essas dicas são importantes para evitar possíveis doenças comuns aos cães e gatos nas estações mais frias. Agende uma consulta conosco e se certifique de que a saúde do pet está em dia. 

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams.

 

(51) 3333.3030 

 

 Atendimento de segunda a sexta,
das 9h às 18h.

 

 

Tele Entrega

Bairros:

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis

R$ 15,00.
*somente para entrega de medicamentos e rações*

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não atender algumas áreas.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão