Coronavírus afeta cães e gatos?

Segundo especialistas, é provável que o Covid-19 tenha se originado em morcegos ou pangolins (mamíferos que vivem na Ásia e África), mas estes seres não são os únicos animais acometidos por coronavírus. Na verdade, variedades do vírus são comuns em diversas espécies, inclusive de cães, gatos, aves comerciais e bovinos. 

 

Coronavírus e cães

Quando infectados, esses animais costumam apresentar sintomas leves. Além disso, estão providos de algo que os humanos ainda não encontraram para combater o Covid-19: vacinas. Em qualquer carteirinha de vacinação para cachorros, deve constar a polivalente, em que se encontra a que previne coronavírus. Não há razão para temer o contato da doença com os pets. A possibilidade de o vírus pular de uma espécie para outra é extremamente rara. No caso dos cães, existem três variedades de coronavírus: tipo 1, tipo e 2 coronavírus respiratório. 

 

Os tipos 1 e 2 causam problemas leves, como diarreia. Já o respiratório pode provocar infecção respiratória. Nesse caso, o cão tosse, espirra e tem dificuldades para respirar. Em geral, não há febre. São infecções bastante comuns e o risco de morte é baixo. Este vírus é relativamente recente nos cães: estudos indicam que teria origem bovina, passando a infectar cães em 1951. Os outros dois vírus caninos não têm ancestrais comuns com as variedades felinas. 

 

Coronavírus e gatos

 

Para os gatos, as infecções por coronavírus costumam ser leves, mas um dos vírus que sofreu mutação pode levar a uma doença grave, denominada peritonite infecciosa, em que a barriga do animal incha. Aves comerciais, que devem ser vacinadas, podem desenvolver bronquite infecciosa. Em bovinos, é frequente que ocorra diarreia em terneiros jovens. Há quatro grupos de coronavírus no total: alfa, que atinge mamíferos como cães e gatos, beta, dos humanos, gama e delta, encontrado em aves e peixes. São famílias que não se relacionam para nossa espécie. Para que se transmita de uma espécie a outra, deve ocorrer uma mutação rara e extremamente específica. 

 

Se você tem pet, pode ficar tranquilo. Quem tiver contato com animal infectado não vai pegar a doença. A orientação é sempre se informar sobre as vacinas disponíveis. Caso o animal adoeça, evite o contato de seu bichinho com animais da mesma espécie. 

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams.

 

(51) 3333.3030 

 

 Atendimento de segunda a sexta,
das 9h às 18h.

 

 

Tele Entrega

Bairros:

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis

R$ 15,00.
*somente para entrega de medicamentos e rações*

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não atender algumas áreas.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão