Como seu cachorro dorme? Isso diz muito sobre ele!

A posição de dormir do seu cachorro pode dizer muito sobre como ele se move e reflete até mesmo seus sentimentos. Os hábitos de dormir podem sinalizar como está a saúde e o humor do cão. Por isso, listamos alguns pontos para observar quando ele estiver repousando, confira!

Quanto à posição de dormir: 

1. Dormir de lado

Cães que dormem de lado demonstram estar seguros e confortáveis, pois deixam seus órgãos vitais expostos. Nesse caso, provavelmente são despreocupados e bem relaxados. No entanto, podem mudar para uma posição diferente se estiverem em algum lugar novo ou perto de algum desconhecido. Você pode observar mais contrações e chutes, já que se movem mais durante o sono.

 

2. Enrolado

Nessa posição, os animais estão protegendo os órgãos vitais, conservando calor e facilitando o movimento na hora de levantar. A movimentação é restringida durante o sono, por isso as contrações são menores. É comum que essa posição surja nas estações mais frias. O cachorro também pode estar desconfortável no ambiente, mas não é necessariamente o caso.

 

3. Esparramado na barriga

Carinhosamente chamada de posição “Superman”, permite que o cachorro apareça e fique de pé imediatamente. É frequente em filhotes que precisam cochilar com frequência, mas também querem estar preparados para pular e brincar a qualquer hora. Cachorros que dormem assim não querem perder a chance de estar em ação, mesmo quando tiram uma soneca. 

 

4. De costas e com as patas no ar

A barriga exposta ajuda os cães a se refrescar. A pele é mais fina ao redor da barriga e as patas seguram as glândulas sudoríparas, então expor essas áreas é uma forma inteligente de vencer o calor. Também, sinaliza conforto e relaxamento, sendo bem comum no verão.

 

Quanto ao comportamento do sono:

1. Circulando e procurando onde vai dormir

É normal que os cães circulem sua área de dormir ou cavem um pouco antes de dormirem. Porém, fazer isso em excesso pode trazer dificuldades para se estabelecerem, sinalizando dor, artrite ou problemas neurológicos. Consulte um veterinário se o cachorro estiver circulando repetidamente.

2. Cochilos durante o dia

Os cochilos diurnos são mais comuns em filhotes ou cães entediados. Observe as orelhas e veja se eles se animam com qualquer movimento ou ruído incomum, pois isso significa que estão procurando algo para se divertir. 

3. Abanando o rabo ou latindo

Os cães se movem um pouco durante o sono REM: se contrair, abanar o rabo, latir e chutar as pernas são comportamentos comuns. Essa fase do sono é restauradora e benéfica para a saúde. Cachorros idosos se mexem mais, embora ninguém saiba exatamente o porquê. Uma razão menos comum de contração no sono é o frio. Os espasmos aquecem o corpo. Se for por isso, pegue um cobertor e leve-o a um local mais quente.

4. Sinais de aflição e apreensão

Os cachorros têm pesadelos. Se ele parece agitado durante o sono, tente acalmá-lo suavemente. Afague suas costas e tente consolar. Caso haja contrações em excesso, tenha atenção redobrada, pois pode ser sinal de convulsão e requer atendimento médico imediato. Tente chamar seu nome e acordá-lo se você suspeitar. Se ele não responder e continuar tremendo, vá ao veterinário o quanto antes.

Outro fator importante é observar quanto seu cachorro dorme. Em média, eles precisam de 12 a 14 horas de sono por dia. Já os filhotes podem levar até 19 horas dormindo. Saiba quais são os hábitos normais do seu pet. Se você notar mudanças, tente compreender o que aconteceu. 

 

 

 

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams.

 

(51) 3333.3030 

 

 Atendimento de segunda a sexta,
das 9h às 18h.

 

 

Tele Entrega

Bairros:

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis

R$ 15,00.
*somente para entrega de medicamentos e rações*

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não atender algumas áreas.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão