Como saber se meu pet está com calor?

Assim como os humanos, os cães também sentem os efeitos das altas temperaturas. Você já deve ter percebido, seja por causa da famosa linguinha pra fora ou a barriga jogada no chão. Esses comportamentos mostram que seu peludo precisa se refrescar. 

 

Em dias muito quentes, evite passear nos horários de pico do sol e aprenda a diferenciar o que é um comportamento estranho de uma reação comum ao calor. Por isso, a gente separou os principais mitos e verdades envolvendo o assunto, afinal, o que é normal ou não?

 

Transpiração pela língua = PARCIALMENTE VERDADE

 

A boca aberta com uma parte da língua do pet para fora, acumulando saliva na lateral, é como os cães transpiram, mas isso não é suor. Nenhum cachorro tem glândulas sudoríparas como as pessoas. O que acontece é que, a cada respiração com a língua para fora, o ar quente é expulso enquanto o ar mais frio é inspirado. 

 

Esse é um mecanismo de resfriamento que também acontece no focinho e nas almofadinhas das patas. Por serem pequenas e mais escondidas, dificilmente percebemos quando transpiram.

 

Focinho quente é sinal de febre = PARCIALMENTE VERDADE

Vários motivos podem deixar o nariz do pet mais quente do que o normal, como a temperatura do ambiente e a própria percepção do bichinho em relação ao que é frio ou calor. Um dos motivos pode ser a febre, mas é preciso comprovar: meça a temperatura do pet com um termômetro apropriado. 

 

Essa medição exige prática e, caso você não consiga, leve ao veterinário. Não se assuste caso a temperatura esteja acima dos 37 graus. Nos cães, a temperatura normal é entre 38,5 a 39,5 graus. Já filhotes e animais idosos podem ter naturalmente a temperatura mais baixa, por isso precisam ser aquecidos com maior frequência. Temperaturas acima de 41 graus são preocupantes e indicam que o pet está doente. 

 

Cachorros podem ter hipertermia = VERDADE 

A hipertermia acontece com o aumento em excesso da temperatura corporal, condição que pode levar até mesmo a óbito. É mais comum de isso ocorrer quando cães ficam trancados em um carro durante dias de calor. 

 

Se o cão é braquicefálico, com o focinho curto como o Pug, há maior risco de desenvolver essa condição, principalmente se forem obesos. Fique atento a sintomas de respiração ofegante, língua muito avermelhada, salivação excessiva, olhar vidrado, vômito, diarreia e convulsões. 

 

Sempre aja rápido quando houver alguma dessas situações: coloque-o em local ventilado, use toalhas molhadas para refrescar seu corpo e ofereça água em abundância. Depois dos primeiros socorros, leve-o ao veterinário.

 

Pets não podem brincar com gelo = MITO

Com moderação, um cubo de gelo pode ser uma ótima opção para o pet se refrescar, porque o gelo ajuda a regular a temperatura corporal nos dias mais quentes, além de aumentar a ingestão diária de água. 

 

Tome alguns cuidados com essa brincadeira: nada de deixar o gelo grudar na língua do animal e sempre supervisione a interação. 

 

Tapete gelado é bom para refrescar = VERDADE

Esse produto é um sucesso entre os pets, porque é muito eficiente para regular a temperatura do cachorro. O gel que compõe o tapete é atóxico e tem a capacidade de manter a temperatura do tapete mais baixa do que a do ambiente por algumas horas. 

 

Gostou das dicas? O verão está chegando, então comece a colocar em prática nossos conselhos para o seu pet curtir muito a estação. 

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams.

 

(51) 3333.3030 

 

 Atendimento de segunda a sexta,
das 9h às 18h.

 

 

Tele Entrega

Bairros:

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis

R$ 15,00.
*somente para entrega de medicamentos e rações*

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não atender algumas áreas.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão