Alimentação do Pet

Necessidades especiais do pet

Quais as necessidades especiais do seu cachorro ou gato? Para saber, é preciso questionar o médico veterinário sobre se o animal tem alguma característica específica que vai determinar a melhor ração para ele. Por exemplo, um animal obeso necessita de uma dieta especial. Já um animal com problema cardíaco precisa de uma ração medicamentosa.

Mesmo que o seu cão ou gato fique em volta de você fazendo cara de “pidão” por alguma comida, é importante que saiba que diversos alimentos não são recomendados para cães e gatos. Ao oferecer alimentos que eles não devem comer, coloca-se a saúde dos animais em risco. A seguir, confira uma lista de “comidas humanas” que cães e gatos devem ficar longe.

Cachorro gordoNo Brasil, estima-se que 30% dos cães e 25% dos gatos sejam obesos. Um quadro preocupante e que tende a aumentar se os donos não prestarem mais atenção em seus animais de estimação. A obesidade pode resultar em muitos riscos à saúde de cães e gatos, como diabetes, câncer e doenças de pele.

Quando um cachorro come demais, devorando a ração em segundos e ainda querendo mais, ele pode estar sofrendo de compulsão alimentar. Também chamada de polifagia ou hiperfagia, essa condição se caracteriza pela fome excessiva, levando o animal a exagerar na ingestão de alimentos sólidos, seja a da ração ou a da comida caseira.

Os cães podem beber leite, porém, a maioria deles tem intolerância à lactose. Isso significa que o seu animal de estimação pode ter mais dificuldade para digerir o leite no organismo. Isso acontece devido a uma carência de enzimas: substâncias orgânicas necessárias para digerir os açúcares encontrados no leite. Portanto, observe como o cão reage ao beber leite.

cao obesoA comida farta e as atividades físicas cada vez mais escassas. Entre outros fatores, os dois apontados são os principaisculpados pela obesidade ter se tornado um problema de saúde pública no mundo inteiro – em alguns países, já é considerada uma doença. Devido ao número cada vez maior de obesos na população mundial, a preocupação foi elevada e virou pauta nos governos.

Dicas para o cachorro se adaptar à ração

Se anos atrás nós alimentávamos nossos cães com apenas restos de comida, atualmente temos à disposição uma infinidade de rações. Há rações específicas para cães pequenos ou grandes. Até ração vegetariana existe, geralmente recomendada para animais com alergia às rações comuns. Além disso, determinadas rações podem ser específicas para o tratamento de doenças, como diabetes ou doenças renais.

Cães podem consumir frutas? Sim, com algumas exceções. Comecemos pelas exceções: uvas (in natura ou passas), macadâmia, cascas de frutas cítricas (como laranja e limão) e abacate devem ser evitados. O abacate, por exemplo, contém persina, que pode causar diarreia, vômito e alterações nos batimentos cardíacos do animal. Também é importante retirar as sementes ou caroços das frutas antes de oferecer ao seu cão. Sementes de frutas e castanhas contém ácido cianídrico (HCN), que podem originar algum risco de envenenamento.

petdreamsA mesma sensação de calor que você sente, às vezes insuportável nestes meses de verão, cães e gatos tendem a vivê-la em dobro. Isso porque os animais de estimação não suam como os seres humanos. O controle da temperatura corporal (transferindo calor e esfriando o corpo) é feito por meio da boca. Por esse motivo é comum cães e gatos se mostrarem ofegantes.

Quando adoecemos, continuamos a ingerir alimentos (ainda que forçados a isso). Mas ao contrário de nós, os cães, geralmente, param de comer quando não estão se sentindo bem. Por esse motivo, a falta de apetite é um sintoma presente na maioria das doenças que acometem esses animais.

Televendas

O melhor atendimento é com a Pet Dreams

 

 Atendimento das 9hrs às 18, de Seg a Sex. 

(51) 3333.3030

 

Tele Entrega

Bairros com Frete Grátis

Mont Serrat, Bela Vista, Boa Vista, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis e arredores.
*somente para entrega de  medicamentos e/ou ração.

Demais bairros -consulte

Nos reservamos o direito de não entregar em alguns lugares.

Se tiver alguma dúvida entre em contato.

Formas de Pagamento

 

Dinheiro ou Cartão