Que a convivência desde cedo da criança com um animal de estimação é benéfica para a sua saúde, muitas pesquisas científicas já deixaram isso claro. Afinal, a relação com cães e gatos fortalece o sistema imunológico da criança, combatendo doenças e alergias com mais eficiência.
Mas recentes estudos estão comprovando que os benefícios seguem por toda a vida – às crianças, aos adolescentes, aos adultos e aos idosos. Pois o contato com cães e gatos aumenta a produção de endorfina no organismo das pessoas. A endorfina é o hormônio que causa prazer e sensação de bem-estar.
Além disso, animais de estimação ajudam a diminuir a pressão sanguínea, os níveis de colesterol e doestresse, e a reduzir o risco de problemas cardiovasculares. Portanto, talvez estejam aí alguns dos motivos para tantos brasileiros terem animais de estimação em suas casas e apartamentos.
Sem contar o prazer de ser recebido por seu cão com lambidas e pulos ou por seu gato se esfregando entre suas pernas. Para especialistas, também a interação desgastada entre as pessoas atrelada ao cotidiano corrido torna os animais de estimação um escape para uma relação estável e prazerosa.
– Estatísticas:segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais deEstimação (Abinpet), serão 37,1 milhões de cães e 21,4 milhões de gatos vivendo nos lares do Brasil ao final de 2012.No mercado pet, cães e gatos representam 95% dos gastos do setor.