Para manter o seu cão sempre saudável, é preciso cuidar bem da comida.
É com a ração que o animal permanecerá forte e com plena saúde. Por isso, armazenar os alimentos corretamente evita problemas, como o acúmulo de insetos em meio à ração, que são capazes de transmitir doenças ao animal.
Os insetos surgem ao redor do pote de ração do cão e, ainda que pareçam ser inofensivos, podem causar graves doenças. Exemplos: Miíase e Berne (podem ser causadas por ovos de mosca varejeira); e Leishmaniose (doença que pode atingir o coração do animal). Então, é essencial se prevenir dos problemas.
Como? Primeiramente, conserve a ração do cão em local adequado. A dica é não retirar o alimento da embalagem original. Mas se não for possível, escolha um recipiente de vidro ou aço inox para armazenar a ração. O ambiente onde a ração ficará deve ser seco e fresco, o que manterá o alimento fresquinho.
Uma ração fresquinha não atrairá insetos quando for colocada no pote. Aliás, o alimento deve ser colocado no pote com o manuseio de luvas e pás, evitando possíveis contaminações. Após o cão comer, cuide para que não sobre ração do lado de fora do pote – as sobras podem gerar bactérias e atrair insetos.
Também depois de o animal terminar de comer, retire as sobras de comida e lave o pote com água e sabão antes de colocar mais ração. Não deixe a ração parada por muito tempo, pois, assim, não atrairá insetos. Tomando todos estes cuidados com o pote, o seu cão permanecerá forte e plenamente saudável.