Um cão nunca late apenas porque deu na telha. Os latidos e rosnados, além de outros sinais verbais, são sempre formas utilizadas pelo animal para se comunicar com seres humanos ou outros animais. Sendo assim, você saberia identificar cada som emitido por seu cão? É provável que não. Por isso, veja abaixo o que os cães podem estar querendo dizer com latidos e rosnados.
LATIDOS. Há uma diferença nos latidos entre machos e fêmeas. Além disso, os latidos variam em volume, tonalidade, duração, repetição e frequência.
– O cão late pausadamente com intervalos longos quando está pedindo algo (pode ser comida, quer entrar ou sair, entre outras coisas).
– O latido agudo, curto e único também pode significar que o animal está pedindo algo. O cão costuma repetir enquanto não é atendido.
– O cão late seguidamente (a cada três segundos) com as orelhas para trás quando está em alerta (há ruído, pessoa no portão, outro animal).
– Se late em sequência, intercalado com rosnado, o cão está defendendo o seu território e sua família. Tenha cuidado caso não conheça o cão.
– Por fim, se o latido é curto por um longo período, com intervalos longos entre um e outro, o cão está se sentindo solitário. Quer companhia.
ROSNADOS. Os rosnados de cães sempre significam advertência. Mas não necessariamente agressividade. Veja alguns tipos de rosnados abaixo.
– Se o cão está rosnando com os dentes escondidos, cuidado, o cão está começando a ficar irritado com alguma coisa.
– Caso o animal rosne mostrando os dentes superiores e, eventualmente, também ladre, saiba que está no limite de tolerância e prestes a atacar.
– Quando o cão rosna com choro significa que se encontra muito inseguro por temer agressão de um ser humano ou de outro animal.
OUTROS SINAIS VERBAIS.
– O choro e gemido: o cão está incomodado ou sofrendo com algo.
– O ganido: é como um grito, diante de um susto ou de uma forte dor.
– O gemido trêmulo: ocorre por alguma sensação de prazer do cão.
– O latido com uivo: o cão está resmungando (sente dor ou tristeza).
– O suspiro: como nós, cães suspiram quando conseguem algo.
– O uivo: é uma forma de comunicação do cão com cães distantes