Quando você fala com um cachorro, é comum que ele incline a cabeça para o lado. Essa atitude pode indicar que o animal está com dificuldades para “ler” o seu rosto. Para quem não sabe, os olhos e a boca são elementos importantes na formação de nossas expressões faciais. E os cachorros possuem uma alta inteligência emocional, capaz de obter informações sobre o estado emocional de qualquer pessoa a partir dessas expressões.
Mas às vezes os cachorros têm dificuldades para fazer essa decodificação. E é por isso que inclinam a cabeça. Segundo uma pesquisa, o focinho não permite que o animal consiga ver a parte inferior do rosto humano. Nesse caso, para facilitar a visualização do rosto da pessoa, o cachorro inclina a cabeça para o lado. Para entender a dificuldade do animal, coloque seu punho na frente de seu nariz. Percebeu como um “focinho” atrapalha a sua visão?
A pesquisa foi realizada com 582 pessoas, que disseram com que frequência seus cachorros inclinam a cabeça – ainda informaram a raça dos animais. Do total, 62% disseram que seus animais inclinam a cabeça com regularidade. Apenas 52% dos donos de cães com focinhos mais achatados (braquicéfalos, como os buldogues e pugs) disseram que eles inclinam a cabeça. E 71% dos donos de cães com focinhos maiores disseram que eles inclinam a cabeça com certa frequência.
A pesquisa concluiu, com base nesses percentuais, que o cachorro inclina a cabeça devido ao impacto do tamanho do focinho na sua visão. Ainda sim, a proporção de cães com focinhos achatados que inclinam a cabeça é grande, e isso pode ser explicado por outro fator: é possível que a audição desempenhe um papel nesse caso. Ou os animais estão tentando parecer mais fofos, o que, se for verdade, dá muito resultado.