Com a proximidade do inverno e as mudanças bruscas de temperatura, o número de casos de gripe canina aumenta. Chamada assim por suas similaridades com a gripe humana, a doença também é chamada de “Tosse dos Canis” e traqueobronquite infecciosa canina.
Transmitida pelo ar ou contato direto com cães doentes, a gripe canina é causada, geralmente, pela bactéria Bordetella bronchisseptica e pelos vírus da Parainfluenza e Adenovírus canino tipo 2. Entre os sintomas aparentes da doença, a tosse seca e repetida é o principal. Secreção nasal, falta de apetite e febre são sintomas que indicam quadros mais graves da gripe canina – chegam a persistir de duas a três semanas.
O risco de infecção aumenta onde há aglomerações de cães, como praças e parques. Por esse motivo, é indicado evitar esses lugares como forma de prevenir o contágio. Também se recomenda manter o cachorro protegido do frio, da umidade e do vento, e evitar o banho nos dias mais frios.
Agora, a melhor forma de proteger seu cachorro dessa doença é a vacinação. A vacina contra a gripe canina protege o animal durante todo o ano. Vacine já seu cachorro!