Geralmente, a queda de pelos é absolutamente normal em cães. Trata-se de um processo contínuo, em que pelos caem e no lugar deles outros surgem. Em duas épocas do ano, a queda se acentua devido às alterações na temperatura. O comprimento e a textura da pelagem sofrem mudanças: no verão fica mais rala; no inverno, mais densa. A coloração dos pelos também pode se alterar na adaptação do animal com as diferentes temperaturas. Porém, quando a queda de pelos pode ser um indicativo de algum problema de saúde?
Se a queda de pelos não vem acompanhada de nenhum sintoma aparente, não há coceira e a pelagem está bonita, não há com que se preocupar. No entanto, quando há uma queda acentuada, áreas de pouco pelo, pelagem não uniforme e descamação, entre outros alterações e sintomas, é preciso tomar cuidado e levar o cão até um médico veterinário para uma avaliação geral.
– Preste atenção.
• Um pelo feio, sem brilho, áspero e com falhas podem ser resultado da ação de parasitas (carrapatos, piolhos e pulgas). Além da queda de pelos, acontece uma destruição dos pelos do corpo – semelhante a casos de micoses e sarnas, doenças comuns e frequentemente relacionadas às coceiras.
• Alterações na pele e nos pelos podem ter como causa desordens hormonais. A mais comum é hipotireoidismo, mas também há os distúrbios das adrenais (hiperadrenocorticismo é um exemplo).
• Doenças sistêmicas (anemias, doença do carrapato ou infecções) também podem causar uma queda acentuada de pelos.
• Animais que passaram por algum estresse agudo (mudanças ou viagens, por exemplo) podem sofrer com uma maior queda de pelos.
• Os cães ainda podem sofrer alterações na pelagem devido à alimentação desbalanceada, alergias alimentares ou de contato.
• Em fêmeas, é comum no pós-parto e na amamentação ocorrer uma perda de pelos acentuada. Na época do cio, também poder acontecer alterações.
– Para um pelo bonito.
• Escove o pelo do cão diariamente e permita que o animal pegue um pouco de sol. Os banhos não devem ser tomados em excesso e perfumes não fazem bem aos pelos. Ofereça uma alimentação balanceada, além de vermifugação rotineira e controle de parasitas externos.