Cães podem consumir frutas? Sim, com algumas exceções. Comecemos pelas exceções: uvas (in natura ou passas), macadâmia, cascas de frutas cítricas (como laranja e limão) e abacate devem ser evitados. O abacate, por exemplo, contém persina, que pode causar diarreia, vômito e alterações nos batimentos cardíacos do animal. Também é importante retirar as sementes ou caroços das frutas antes de oferecer ao seu cão. Sementes de frutas e castanhas contém ácido cianídrico (HCN), que podem originar algum risco de envenenamento.
Agora, algumas frutas que fazem bem ao seu animal de estimação.
BANANA – Ofereça em pequena quantidade e sem casca. A fruta é rica em potássio, fibras e vitaminas A, do complexo B, C e E. Ajuda na função intestinal e é uma importante fonte de energia.
CAQUI – Em pequenas quantidades, com ou sem casca. O caqui fortalece o sistema imunológico, reduz o risco de doenças degenerativas e ainda previne tumores.
LARANJA – Sem casca ou semente, a laranja deve ser consumida em pouca quantidade. A fruta é fonte de vitamina C e possui antioxidantes, substâncias antialérgicas e antiinflamatórias. Ajuda no controle da pressão arterial.
* Se o cão tem gastrite, não ofereça laranjas.
MAÇÃ – Cuide para retirar as sementes e o núcleo. Em pedacinhos, a maçã pode ser oferecida com casca. A fruta é rica em probióticos, regula a glicemia e aumenta a imunidade do animal.
MANGA – Sem casca e caroço, a manga faz bem ao cão. Possui carotenoides que fortalecem o sistema imunológico, além de sais minerais, fibras e vitaminas A, B e C. A fruta previne o envelhecimento precoce.
MELANCIA – Em quantidade moderada, a melancia pode ser consumida sem sementes e casca. É fonte de licopeno e vitaminas A, B6 e C. No verão, a sirva geladinha para refrescar o cão.
MELÃO – Fonte de vitaminas B6 e C, fibras e potássio, o melão pode ser dado ao cão sem sementes e casca, sempre em pouca quantidade. Contém também cálcio, fósforo e ferro. E reduz o risco de câncer e previne danos celulares.
MORANGO – O animal pode consumir morangos com pele, em quantidade moderada. Dê preferência aos morangos orgânicos. A fruta melhora a função cerebral e possui antioxidantes e vitamina C.
PERA – Em pouca quantidade, a pera pode ser oferecida com casca, mas sem sementes e caroço. A fruta é fonte de potássio, sais minerais e vitaminas A, B1, B2 e C, e aumenta a imunidade e protege o intestino de inflamações.
• Procure o médico veterinário e peça conselhos sobre como introduzir frutas na dieta do cão.
• Caso note alguma mudança (alergias ou reações) no comportamento do cão, vá imediatamente à clínica veterinária.
• O consumo exagerado de frutas pode causar obesidade no animal. Portanto, moderação na hora de oferecer frutas.