Se existe uma tarefa que donos de pets gostariam de ignorar, esta é escovar os dentes. Mas cuidar da limpeza bucal é cuidar da saúde de forma geral.
Assim como nós, cães e gatos criam placa bacteriana nos dentes e até tártaro. As bactérias são as responsáveis pela doença periodontal, gengivite e periodontite. Portanto, a escovação é coisa séria também para seu pet.
Para criar o hábito da escovação de cães sem dramas, isso deve acontecer com calma e muita paciência. Faça o procedimento da seguinte forma:
Primeira semana – use seu indicador para massagear a gengiva enquanto faz carinho e conversa com seu cão. Sessões de 1 minuto 4x/dia, por 3 dias seguidos. Após este início, aumente o tempo para 5 minutos.
Segunda semana – repita o início do processo da primeira semana, mas, desta vez, coloque uma gaze no seu dedo. Depois, passe para 2 sessões de 5 minutos por dia.
Terceira semana – estabeleça uma rotina de carinho, limpeza e carinho de novo, para que ele saiba que será recompensado. Use a solução antisséptica recomendada pelo veterinário e passe a gaze antes de sair com seu cão ou de brincar com ele. Faça isso 2x/dia por uma semana.
Quarta semana – a partir de agora, você vai usar uma escova de dentes macia ou uma dedeira e parar com o antisséptico para começar com a pasta de dentes ou gel específico para animais. Jamais use a sua pasta de dentes, pois isso pode causar sérios problemas para seu pet. Repita a rotina do carinho, limpeza, carinho, passeio ou brincadeira, por uma semana e vá reduzindo aos poucos até chegar a 3x/semana.