Polifagia ou hiperfagia significam a mesma coisa, fome exagerada que resulta em compulsão alimentar, ou seja, seu cão quer comer toda hora, revira o lixo atrás de mais comida, rouba a ração do gato e por aí vai. Se seu cão tem comportamento parecido, está na hora de procurar o veterinário.
É comum a polifagia estar relacionada a estresse, ansiedade, carência afetiva ou alterações hormonais. Isso pode mudar o comportamento do seu pet, que passa a exigir atenção o tempo todo. Além disso, come tão rápido que às vezes vomita. Frequentemente, esse tipo de distúrbio ocorre quando há mais de um animal na casa.
Inquietude, não encontrar uma posição para deitar, cansaço, respiração ofegante, salivação excessiva, náuseas são sintomas que podem estar relacionados à compulsão alimentar. A distensão abdominal é uma característica importante também no diagnóstico.
É preciso muita atenção a esses sintomas, pois eles podem significar também algo mais grave, que é a síndrome da dilatação vólvulo gástrica. Neste caso, o estômago do cão tem uma torção gástrica, se torce de fato e prende gases e alimentos no órgão. O atendimento deve ser de urgência para que o estômago seja desobstruído e o fluxo sanguíneo seja recuperado.