Muitas pessoas acreditam que os cães sempre preferem os humanos que os alimentam ou aqueles que enchem mais o pote do que os outros. Mas isso não é uma verdade absoluta. Quando um animal de estimação é bem tratado por todos, existe uma grande chance de que a pessoa que o alimenta seja a mais querida por ele.
Mas os cães são animais que gostam e precisam de atenção. Por isso, se o humano que o alimenta não interage, mas existe outra pessoa da convivência dele que tem o hábito de socializar e brincar, pode contar que ela será a preferida.
Os animais precisam de atenção e se fizerem uma associação com coisas divertidas e felizes a um determinado humano, eles demonstrarão mais afeto por esse indivíduo. Como os cérebros dos filhotes de cachorro são muito receptivos até os seis meses de vida, é importante que o cão tenha interações positivas com uma grande variedade de pessoas, lugares e coisas.
Assim, ele terá mais facilidade em interagir positivamente com a maioria das pessoas. Mas se a convivência dele for, desde filhote, exclusivamente com mulheres ou crianças, é possível que ele não se socialize com homens ou pessoas idosas, por exemplo. Mas isso não é definitivo, pois com carinho e atenção, tudo pode mudar.