Cada estação exige cuidados específicos com cães e gatos. No verão, não é diferente. Tudo que tem relação com temperatura merece atenção.
A hidratação é vital. A oferta de água deve ser aumentada tanto para cães como gatos. No caso dos cachorros, ofereça água fresca a cada 15/20 minutos. Para os gatos, coloque mais fontes de água espalhadas pela casa.
A hora do passeio dos cães deve ser antes das 10h ou depois das 18h, quando o solo já não estará tão quente, evitando queimar as patinhas. O uso de protetor solar em cães e gatos é recomendado se eles passam muito tempo ao sol, mesmo em horários mais frescos, principalmente nas orelhas e focinhos. Cães como bull terrier e pit bull tem pele mais sensível e são mais suscetíveis a doenças de pele.
Em casa, os ambientes por onde os pets circulam devem ter sombra e ser arejados. No caso de de raças como boxer, pug e bulldog têm mais dificuldade para trocar calor. Por isso, podem ter mais dificuldade para respirar, para suar e até para dormir. Mas não coloque ventilador em cima do pet, pois isso pode provocar "tosse canina" (traqueíte).
Muitos pets usam roupas, mas elas devem ficar guardadas durante o verão para maior conforto dos pets. E cuidado com cães que gostam entrar na água, como o labrador, pois isso pode resultar em infecção de ouvido. Esteja sempre por perto, caso seu cachorro goste de se jogar na piscina, para evitar a infecção ou até um afogamento.