A obesidade já é considerada uma epidemia entre os humanos e atinge muitos dos seus pets. Na Alemanha, por exemplo, boa parte dos cães, entre 40% e 60% deles, está acima do peso. O que pode provocar vários problemas como diabetes e doenças cardiovasculares, sem contar as juntas, que ficam sobrecarregadas.
O sobrepeso em pets é uma consequência normalmente provocada pelo amor dos humanos. Querendo expressar amor, sempre agradar e fazer as vontades, acabam exagerando na alimentação. Os animais castrados acabam engordando com facilidade, assim como os idosos, cujo metabolismo ficou mais lento.
É comum não haver limites para que o pet se alimente, com seu pote de comida sempre cheio e sempre à disposição. Da mesma forma como nos humanos, a obesidade traz sérias consequências para a saúde do pet. Se as juntas são um problema, as doenças cardiovasculares são outro.
O papel do médico veterinário é fundamental no combate ao excesso de peso dos animais. Apesar da resistência dos donos em mudar hábitos alimentares ou restringir a alimentação dos pets, é vital que isso aconteça. Existe uma escala que mostra quando o animal está acima do peso. É o Body Condition Score (BCS). Se seu pet parece um tonel olhando de cima, sem cintura definida, converse com o veterinário e faça os ajustes necessários para o bem do seu animal de estimação. Será uma prova de amor.
Exercícios também são bem-vindos em uma dieta para pets. Portanto, faça o melhor por seu animal e não desiste enquanto não alcançar os resultados. Uma dieta pode levar de três a seis meses para fazer o efeito desejado.