Uma pesquisa divulgada recentemente confirmou o que já imaginávamos: conversar com animais é uma forma de exercitar o cérebro e é um sinal de inteligência. Os motivos para se comunicar com o seu cachorro não param por aí. Listamos mais 3 para que você fale frequentemente com seu bicho de estimação:
1- Falar com cachorros ajuda na saúde e nas relações humanas
Para os idosos, a conversa com os cães contribui para que se mantenham ativos e com a mente no presente. No caso das crianças, podem ganhar mais confiança, pois não serão julgadas e nem repreendidas ao expressar o que pensam. Os cachorros têm a habilidade de conseguir se comunicar com crianças mais relutantes em interagir com as pessoas. Incluí-los nas discussões também auxilia na resolução de conflitos internos, encorajando a abertura para determinados assuntos e deixando o clima mais leve.
2- É bom para o cachorro
Donos que conversam com seus animais estão ligados intimamente a eles, fortalecendo o vínculo, já que é um modo de dar atenção e afetividade. Tente conversar com atenção e olhando para o seu cão. Cuide o tom de voz, porque é através dele que seu humor será compreendido.
3- Os cães podem compreender muito do que dizemos, ainda que não entendam as palavras
O ser humano não se expressa somente pela fala, mas também pela linguagem corporal. Os cães têm alta sensibilidade e percebem nossas emoções. Segundo pesquisas, os seres humanos e os cachorros usam a mesma parte do cérebro para processar o significado de certos modos de fala, o que torna essencial que se tenha cuidado com o tom de voz e os gestos que fazemos.
Agora que você entendeu o porquê de conversar com o seu bichinho, que tal começar a pôr em prática? Os benefícios logo serão sentidos.