Os pets, até o primeiro ano de vida, precisam de alguns cuidados especiais para que se possam desenvolver corretamente. Até um ano de idade, os animais de estimação são considerados filhotes: raças menores entram na maturidade um pouco antes, já as maiores passam por essa mudança até um ano e meio de vida.
Durante esse período, os pets estão na fase mais vulnerável, enquanto se desenvolvem. Por isso, listamos abaixo algumas dicas para que não haja problemas nesse período.
1- Ambiente: logo após o nascimento e nos primeiros dias de vida, o pet está se acostumando ao local fora da barriga da mãe. Esse processo é gradual e, por isso, certifique-se de arrumar um espaço confortável e aconchegante ao filhote. Prepare uma área coberta com jornais, cobertores e toalhas macias, aquecendo o ambiente entre 20°C e 22°C.
2- Alimentação: a primeira alimentação deve ser, de preferência, o leite materno. Cães devem mamar por ao menos 30 dias, já os gatinhos por 45 dias. Após esse período, introduza alimentos macios e sólidos, como a ração. Caso a mãe não possa amamentar, providencie uma fórmula com um veterinário, assim, não faltarão nutrientes. Em média, o filhote deve se alimentar de 3 em 3 horas.
3- Necessidades fisiológicas: adestrar um gato para fazer suas necessidades no lugar certo é fácil, pois naturalmente buscam um local com terra ou areia. Deixe a caixa sanitária no melhor lugar para você e seu gatinho. No caso dos cães, recomenda-se educá-los desde o primeiro mês de vida, deixando-o preso em local próximo ao que irá se aliviar - como em cima de jornal, tapete higiênico ou perto da grama do jardim. Elogie e brinque com ele quando fizer as necessidades no ambiente correto.
4- Vacinação e vermifugação: o ideal é que um veterinário visite os recém-nascidos logo na primeira semana de vida e, caso haja algum problema, o profissional irá dizer quais são os exames necessários. Além disso, é importante acompanhar o calendário de vacinação e vermifugação, por isso não deixe de perguntar ao veterinário.
5- Dentição: os dentes merecem atenção, já que os filhotes não nascem com dentes definitivos, passando por uma troca nos primeiros meses. Esse processo se inicia em torno dos quatro meses de idade, e os primeiros dentes a cair são os da frente. Durante esse período, é comum que haja sangramento na gengiva, desconforto e coceira. Não se esqueça, também, de escovar os dentes de seu bichinho.
6- Brincadeiras: as atividades são essenciais para estimular o desenvolvimento do pet. Ofereça uma bolinha, uma corda ou um bichinho de pelúcia. Isso evitará que os móveis sejam destruídos ou arranhados.Além disso, não esqueça de dar muito amor e carinho, então reserve um tempo para os paparicar.
Deixe nos comentários quais os cuidados que você adota com seu filhote! Lembre que um veterinário deve ser consultado para ajudar o seu filhote durante esse período de adaptação de seu pet.