No outono, começa o período da campanha de vacinação contra gripe em cães e gatos. Os cachorros podem contrair o vírus influenza, similar ao da gripe humana, e a bactéria altamente contagiosa Bordetella bronchiseptica, que causa tosse, inflamação da traqueia e até mesmo pneumonia.
Em gatos, o vírus da rinotraqueite é o responsável por manifestar sintomas como os da gripe, com secreção nasal e podendo evoluir para pneumonia. Por isso, é essencial manter todas as vacinas em dia.
Tenha em casa roupinhas, cobertores, caminhas, produtos de higiene sem enxágue e que aumentam a durabilidade, já que assim o seu animal de estimação sofre menos com o frio. Os filhotes e os mais velhos são mais sensíveis e precisam de mais atenção. Observe se a casinha em área externa está equipada com mantas em seu interior e se os telhados são removíveis - mais fáceis de limpar. Aos pets que dormem dentro de casa, é suficiente colocar colchonetes e edredons quentinhos. Escolha acessórios que possam acomodar bem o seu bichinho.
Lenços, agasalhos e cachecóis são outros recursos que contribuem na diminuição do impacto causado pela queda de temperatura. Veja se a numeração da roupa corresponde ao tamanho do pet, ajustando-se de modo confortável. Cães de grande porte e gatos são mais resistentes a esses acessórios, então faça com que se adaptem progressivamente à roupa, supervisionado o uso nos primeiros dias. Outra dica é intercalar os banhos com seções de limpeza com produtos sem enxágue, bem como realizar a escovação diária. Assim, o seu animal fica cheiroso e com os pelos mortos removidos!