É normal que os cachorros chorem enquanto dormem. Você não precisa se preocupar com isso: é um comportamento típico, assim como sonhar, correr e comer.
Quando estão na fase REM do sono, esses pets podem chorar, pois é o subconsciente do animal agindo. De modo geral, isso ocorre antes de o cachorro completar 90 minutos dormindo. Essa fase é caracterizada por movimentos rápidos dos olhos, aumento da pressão, aceleração do coração e descontrole da temperatura. O resto do corpo paralisa, já que não está sendo liberado um aminoácido chamado glicina, cuja função é de neurotransmissor do cérebro.
Durante a fase REM, os sonhos mais profundos e intensos acontecem, provocando ações involuntárias no cachorro. Apesar de não se ter certeza, acredita-se que os cães sonham com o ser humano e a realização de atividades diárias, passando 20% do tempo de sono nessa fase, com ciclos de 30 minutos. O choro, assim, relaciona-se a desejos e angústias do animal: se estiver com saudades de sair correndo e brincar, é possível que sonhe com isso e termine chorando.
O sonho, dessa forma, indica sentimentos do cão, mas não é necessário se preocupar com isso, pois é um comportamento subconsciente. Por isso, não pense em acordá-lo. É errado interromper o sono do animal, porque o cachorro pode morder você ao ser acordado abruptamente e, ao ser acordado de um sono profundo, há chances de que fique com trauma, o que pode resultar em futuros distúrbios do sono. Deixe o seu cachorro dormir e não fique preocupado desnecessariamente!