Nossos animais de estimação precisam de atenção e cuidado. Cães e gatos são os pets mais comuns nas casas dos humanos, e vacinar é um passo fundamental para evitar doenças e preservar a saúde de todos os moradores do lar. A vacinação está associada à qualidade de vida: é muito melhor prevenir do que contrair uma doença que pode levar à internação ou até mesmo à morte.
O recomendado é que o programa de vacinação tenha início a partir de 45 dias de vida dos filhotes e repetida anualmente nos adultos. Cães devem receber a V8 (óctupla), que protege contra oito doenças. Gatos devem ser vacinados com a Quíntupla, que, logicamente, protege o felino contra cinco doenças.
A vacinação também é importante devido às zoonoses, doenças transmitidas de animais para humanos, no caso, a raiva e a leptospirose. As doenças mais comuns e que mais matam em cães são: Leptospirose, Parvovirose, Hepatite infecciosa, Cinomose, Coronavírus, Parainfluenza e Raiva. Já as ocorrem em gatos são: Panleucopenia, Rinotraqueite, Calcivirose, Leucemia Felina e Raiva.