Situações emergenciais exigem ação rápida e são comuns para quem tem pets. Quando isso acontece, a maioria dos tutores se desespera e não sabe o que fazer: o recomendado é procurar atendimento de um médico veterinário o mais rápido possível. Cães e gatos filhotes exigem atenção redobrada, pois são agitados e estão sujeitos a diversos tipos de acidentes.
Quais as principais situações emergenciais em pequenos animais?
1- Parada cardiorrespiratória
É um dos problemas mais graves, pois pode levar o animal à morte. O atendimento deve ser imediato.
2- Falta de ar
A falta de ar é geralmente desencadeada pelo calor e estresse ou algum processo que aumente a necessidade de oxigenação. Nesse caso, o tutor deve suprir a falta de ar e acalmar o pet até a chegada ao atendimento.
3- Intoxicação por envenenamento
A manifestação de intoxicação leva em torno de 5 a 10 minutos após a ingestão. A substância, ao ser absorvida pelo organismo, pode provocar diarreias, vômitos e tremores. Conforme a quantidade ingerida, há o risco de morte. Diante desses sinais, não é aconselhável fornecer leite, água ou qualquer medicamento. O ideal é levar rapidamente ao veterinário.
4- Convulsões
É importante usar cobertas grossas para que o animal não se machuque e, assim, leve-o à clínica veterinária.
5- Diarreia e vômitos
São sintomas de diversas doenças e podem causar desidratação. Por isso, devem ser observadas e analisadas cuidadosamente, assim, os sinais não passam despercebidos. Exige consulta ao veterinário, a fim de se que comece o tratamento o quanto antes.
6- Picadas por animais peçonhentos
Os principais efeitos e respostas do animal a essas picadas dependem do tamanho do pet picado e de seu sistema imune. Geralmente, surgem alergias que podem ser acompanhadas de tremores, inchaço no local, vômito e dificuldade para respirar.
7- Quedas
Independentemente da altura, ocasionam lesões e até fraturas. Atividades físicas e alimentação saudável contribuem na redução desses riscos. Em casos de atropelamento, quedas ou brigas, o animal deve ser mantido deitado em uma manta ou cobertor, evitando que possíveis fraturas ou hemorragias se intensifiquem.
8- Torção gástrica
Nesta situação, o animal precisa ser levado urgentemente a uma clínica veterinária, pois corre o risco de entrar em choque devido à dor no abdômen. O transporte deve ser feito com cuidado, a fim de que não haja contato com a barriga dele.
O melhor método de garantir a segurança do animal é a prevenção. Assim, é necessário que os donos mantenham cautela até a chegada do profissional da área ou até a clínica veterinária. A emergência é uma especialidade particular, não sendo possível, em grande parte dos casos, a solução através de ações adotadas pelo tutor, por isso exige-se a visita ao veterinário para se realizarem os procedimentos imediatamente.