Donos de pets que estão a maior parte do tempo em casa, devido às medidas de isolamento social para combater o novo coronavírus, têm dúvidas sobre quais cuidados adotar com seus melhores companheiros. Afinal, podem sair de casa para passear com seus cães? Se estiverem com sintomas de Covid-19, há risco de o pet se contagiar?
O ideal é que o cão respeite o isolamento com seu dono, já que a convivência entre eles é intensa. Muitos sobem no sofá e na casa e não sabemos até que ponto o vírus sobrevive no pelo ou na pata do animal. Só vale se afastar se o dono apresentar algum sintoma. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 44% dos domicílios têm cães no Brasil. A Sociedade Brasileira de Infectologia afirma que não há evidência de que possam transmitir o vírus.
Porém, é importante que reforcem a importância da higienização das mãos, principalmente se precisarem sair com os bichinhos por necessidade. Pet Shops estão na lista de serviços essenciais que permanecem abertos durante o isolamento. Só vá esses locais em caso de emergência.
É recomendável que pessoas com Covid-19 limitem o contato com animais até que se conheçam mais informações, embora não haja evidências de que haja risco de transmissão. Há coronavírus que se desenvolve em gatos e outro em cães, mas não transmissíveis ao homem. Há vacinas que protegem os cães contra o coronavírus canino, a V8 e a V10, mas não funcionam em pessoas.
Tosas, banhos e manicures devem ser suspensos. Para banhos terapêuticos e casos de problema de pele, converse com o veterinário. Faça escovação diária e, caso não queira dar banho em casa, utilize produtos de lavagem a seco. A maior parte das raças pode ficar até 2 meses sem tomar banho. Lembre-se de que seu cão precisa gastar energia, então ocupe-os com brinquedos e atividades divertidas. Se o animal tem tendência à obesidade, melhor reduzir a quantidade de rações. Caso o cãozinho só consiga fazer as necessidades na rua, as regras são as mesmas: evitar o contato com animais e pessoas. Assim que chegar, lave as patinhas do cachorro. Higienize suas mãos com água e sabão.