Estudo realizado pela Dra. Erica Feuerbacher, da University of Florida, e pelo Dr. Clive Wynne, da Arizona State University, revelou que os cães preferem receber carinho do que ouvir elogios – sejam dos donos, sejam de estranhos.
Para a pesquisa, cujo objetivo era analisar a relação dos seres humanos com os cães, foram observados cães de abrigos e cães que têm donos, que foram divididos em dois grupos: metade teve suas reações testadas com seus donos e a outra metade com estranhos. O resultado mostrou que todos os cães que foram avaliados preferiram receber carinho das pessoas do que ouvir elogios.
Na segunda parte do estudo, analisou-se o tempo em que os cães ficavam em cada uma das opções testadas. No caso, os cães de abrigos interagiram com estranhos, enquanto os demais animais interagiram com seus próprios donos.
Na segunda parte, foram realizadas três etapas. Primeiro, os cães receberam carinho e elogio ao mesmo tempo. Depois, apenas elogios. E, por último, só o carinho. Todos os cães ficaram mais tempo perto da pessoa quando estavam recebendo carinho em relação à etapa em que só recebiam elogios. Além do mais, o estudo mostrou que os cães não cansam de receber carinho – nunca ficam satisfeitos e sempre esperam por mais carinho realizado pelas pessoas.
CONCLUSÃO – O carinho é a interação mais importante que há entre os cães e os seres humanos. Embora a interação verbal também deva ser incentivada.