Muitas pessoas deixam de adotar um gato porque acham que eles são independentes e não precisam de carinho, Na verdade, se você souber educá-lo, é possível torná-los mais afetivos. Temos algumas dicas para isso:
1. Preste atenção na raça, pois algumas são naturalmente mais carinhosas, como a Maine Coon, a Ragdoll e a Persa.
2. O tempo é rei. Todos os gatinhos precisam de um período de adaptação. É normal que, no início, fiquem mais escondidos ou queiram acompanhá-lo em todos os cantos da casa. Nestes momentos, cuide para não se comunicar de forma abrupta. Fale com um tom de voz suave e doce e jamais o force a sair do esconderijo. Ele necessita se sentir protegido. Outra dica é que, antes de tocá-lo, você deixe o gato cheirar sua mão para ter mais proximidade.
3. Dê nome ao pet. Repita-o sempre que puder, especialmente quando for elogiar. Evite respondê-lo gritando pelo nome para que ele não associe a algo negativo. Tenha paciência, porque os gatos demoram mais até aprender o nome correto.
4. Brinque sempre que puder. Passe algum tempo se divertindo com ele, seja com plumas, brinquedos ou bolas. Assim, você cria um vínculo mais afetuoso.
5. Busque a atenção do gato. Procure-os, brinque com as patas e dê todo o afeto que puder. Esse passo é muito importante para criar uma conexão emocional. Não deixe o pet sozinho e sem amor: isso torna o animal egoísta e frio.
6. Nunca bata nele. Esse comportamento é agressivo e traz medo ao pet. O reforço positivo é sempre a melhor escolha. Gatos são mais rancorosos e podem não se esquecer de quando você os maltratar.
Gostou das dicas? Comece a colocá-las em prática e tenha uma relação de muito carinho e amor com seu gatinho!