Sabemos que os pets também sofrem com as mudanças climáticas, mas muitos donos não têm ideia do que fazer para aliviar o problema. Por isso, explicamos os principais cuidados que devem ser adotados quando a temperatura cair, confira!
1. Invista no aquecimento
Deixe-os quentinhos o tempo todo! Por mais que os pelos do pet sejam um isolante térmico, não significa que estejam totalmente aquecidos. É importante que eles fiquem em ambientes secos, sem vento e de preferência com caminhas e mantas.
2. Podem ficar doentes?
Sim, nossos bichinhos correm risco de ficar doentes! Em gatos, a rinotraqueíte é bastante comum, enquanto em cães a tosse canina é frequente. Além disso, ainda há outras doenças, como as osteoarticulares (artrites e artroses). Para prevenir, sempre verifique a carteira de vacinação.
3. A alimentação precisa mudar?
Apesar de nós, humanos, comermos mais no inverno, não há necessidade no caso dos pets: se o animal já consome uma ração de qualidade ou comida natural apropriada, as quantidades de nutrientes são suficientes e não precisam mudar por causa do frio.
4. Banhos e tossas: devo reduzir a frequência?
Se o animal toma banho em uma petshop, pode continuar com essa prática normalmente. Se o banho é realizado em casa, prefira horários mais quentes, como o fim da manhã ou começo da tarde, obrigatoriamente com água morna e secador. As tossas devem ser evitadas nesta época.
5. Cães e gatos idosos precisam de cuidados intensificados
Dê ainda mais atenção aos filhotes e pets idosos. As visitas ao médico veterinário são ainda mais importantes, especialmente se o animal for velhinho, pois o metabolismo é mais lento e a imunidade mais baixa.
6. Mantenha-os ativos
Com o frio e a pandemia, ficou ainda mais perigoso passear com os cachorros fora de casa. Prefira sempre os horários em que há mais sol, respeitando as regras de distanciamento atual e de higiene. Dentro de casa, eles podem se divertir com muitas brincadeiras.