A clássica cena do gato tomando leite logo vem no imaginário das pessoas. Apesar de o senso comum ter criado essa ideia, fornecer leite de vaca para cães e gatos filhotes ou adultos é errado. O motivo? Esses animais têm estruturas corporais e necessidades de nutrição específicas e diferentes da dos bezerros.
Por serem mamíferos, tanto cães como gatos se alimentam, quando filhotes, do leite materno. Porém, há diferenças na composição desses alimentos conforme a espécie que produz. Os animais também nascem com sistemas digestivos diferentes, adaptados para aproveitar o leite somente quando filhotes. Para isso, produzem a enzima lactase, que quebra e absorve a lactose, açúcar encontrado no leite.
Quando os pets são desmamados, o organismo deles começa a produzir pequenas quantidades de lactase, que não são suficientes para quebrar toda a lactose presente no leite de vaca. É justamente por causa disso que não devemos oferecer leite a cães e gatos. O consumo do leite da vaca pode ocasionar dor de barrigas, gases, diarreia e desnutrição em filhotes; já nos cachorros adultos, a lactase age de forma ainda mais reduzida, o que traz riscos maiores.
O leite de cabra também não é recomendado para alimentar cães e gatos, com pouca quantidade proteica e muita lactose. O leite materno também não é alternativa, já que satisfaz somente as crianças, sem os nutrientes necessários no desenvolvimento saudável dos pets. Os especialistas aconselham utilizar produtos formulados para atender às necessidades dos pets. Orientamos fornecer papinhas feitas com ração de qualidade aos filhotes, em poucas quantidades. No caso dos pets adultos, todos os nutrientes são contemplados em rações de boa qualidade.