Você já deve ter escutado que gatos não são carinhosos ou são bem menos afetuosos quando comparados aos cachorros. Com algumas dicas, você consegue torná-los mais amigáveis, afinal, o comportamento deles é muito influenciado pela educação que recebem.
1. Escolha bem a raça
Há raças que são naturalmente mais propensas a dar carinho para seus tutores, como a Persa, Ragdoll e Maine Coon. Pesquise e se informe antes de decidir qual adotar.
2. Tudo tem seu tempo
Frase clichê, mas uma enorme verdade quando falamos em gatos: o período de adaptação é essencial até que se sintam confortáveis no novo lar. É normal que, inicialmente, o pet procure lugares para se esconder. Nada de falar com ele de forma abrupta, porque você vai deixá-lo com medo de interagir.
3. Dê um nome
Não demore até dar um nome ao seu gato e sempre chame-o por ele, especialmente quando for elogiar. Evite repreendê-lo gritando seu nome, pois isso assusta o pet. Tenha paciência, porque esse processo pode levar mais de um mês.
4. Brinque bastante
As brincadeiras são ótimas para que o seu gato fique mais carinhoso.Escolha bolas, plumas e brinquedos capazes de fortalecer o vínculo do felino com você.
5. Procure a atenção
Atraia o gato com brincadeiras e carícias. Não deixe ele sozinho na maior parte do tempo, porque isso cria um comportamento ainda mais independente e solitário.
6. Nunca bata nele
O reforço positivo deve ser cultivado, então nunca cogite bater no pet. Caso contrário, o sentimento será de afastamento e raiva.
Coloque essas dicas em prática e aumente a proximidade com seu gato!