No Reino Unido, uma pesquisa revelou que 87% dos donos têm o hábito de dar guloseimas indevidas aos seus animais de estimação. Um péssimo hábito, pois pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade em cães e gatos.
A pesquisa da People'sDispensary for SickAnimals (PDSA) avaliou dados de 2.078 donos de animais e observou que a grande maioria fornece alimentos de alto teor calórico, como batatas fritas, biscoitos, salgados e até mesmo bebidas alcoólicas para seu cão ou gato. O mais inusitado é que 91% dos donos sabem que a obesidade pode encurtar a vida do seu animal em até dois anos.
De acordo com a PDSA, o problema acontece quando os donos compartilham seus hábitos alimentares já pouco saudáveis com seus animais de estimação. Essa atitude, que pode parecer bem-intencionada – querendo agradar o cão ou o gato; deixar o animal feliz –, mas equivocada, pode levar a vários problemas de saúde a longo prazo. A obesidade, por exemplo, aumenta o risco de cães e gatos desenvolverem problemas como artrite,diabetes e doenças cardíacas. E pode provocar o aparecimento de algumas doenças crônicas mais cedo.
– O hábito de oferecer guloseimas aos animais leva mais 2,5 milhões de cães e mais 2 milhões de gatos ao sobrepeso apenas no Reino Unido.
– Portanto, resista em dar um pedaço de comida quando seu animal olhar com aquela expressão de quem deseja comer. Apenas dê a ração.