Você está pensando em adquirir um filhote? Se sim, deve saber quais cuidados tomar no momento em que o pequeno cão chegar à sua casa, a fim de impedir doenças e problemas de comportamento no futuro.
Os cães recém-nascidos, quando saem do convívio com mãe e irmãos, devem receber mais do que carinho. Deve se ter atenção com o ambiente onde o cão permanecerá dentro de casa, os banhos e o bem-estar do animal.
PRIMEIRA NOITE. A recepção do filhote deve ser carinhosa. A atenção deve ser tamanha para que o animal não estranhe muito o novo lar. Quando chegar a primeira noite de sono, o mais importante é aquecê-lo bem.
Conselho: para que o cão se aqueça, ofereça algum pertence seu, como uma camiseta ou um cobertor. Assim, além de se aquecer, o cão se acostumará com o seu cheiro – isso fará o filhote se sentir mais confortável e seguro.
* Até os três meses de vida, os filhotes dormem a maior parte do dia.
ACOMODAÇÕES. O filhote não deve ficar em um lugar onde permaneça só por muito tempo. Evite ambientes barulhentos também. Os locais devem ter sombra e ventilação. Nada de lugar frio, escuro e úmido.
A cama do cão deve ser aquecida, limpa e seca. Um local deve ser definido para o animal se alimentar e outro para as necessidades. Evite deixar produtos de limpeza, fios elétricos e plantas ao alcance dos curiosos filhotes.
* Até ganhar mais independência, o filhote deve ficar em um local exclusivo.
BANHOS. Com baixa resistência imunológica, os filhotes necessitam de muitos cuidados na hora do banho. O preferível é dar banho em locais especializados, onde todos os métodos de higienização são necessários.
Se for dar o banho em casa, opte pelos horários mais quentes do dia. E cuide para que a água não entra no nariz e nos ouvidos – tampe-os com algodão. O banho deve ser rápido. Seque-o bem – use um secador no morno.
* É possível realizar banhos a seco com pano em sentido oposto aos pelos.
TROCA DE DENTES. Entre o quarto e quinto mês de idade, ocorre a troca de dentes nos cães. Portanto, fique atento e leve o filhote para que o veterinário especializado avalie a situação dos dentes do animal.
Como nem todos os dentes de leite caem naturalmente, é preciso retirá-los. Isso porque mesmo que não caiam, os permanentes começam a crescer e a mordedura pode ser comprometida – outros problemas podem surgir.
* Para que os dentes de leite caiam, ofereça algo duro para o cão morder.
ALIMENTAÇÃO. Já no segundo mês completo de vida, o cão pode consumir ração. Para servir, coloque o pote em frente ao cão no horário que achar mais adequado. Se o cão não comer em cerca de 15 minutos, não o force.
Claro que se deve ter atenção quanto a isso: os filhotes não podem ficar muito tempo sem comer. Para ajudar, umedeça a ração com um pouco de água para que a alimentação fique mais apetitosa para o animal.
* Ainda que o cão não coma bem em algum horário, não altere a rotina.
* A quantidade certa de ração deve seguir indicação na embalagem da ração.