Como conservar o bom estado de sofás, tapetes e pés de mesas e cadeiras com animais de estimação dentro de casa? Se você já fez esta pergunta a si mesmo, é bem provável que este texto lhe ajude a achar a resposta para este questionamento. Veja o que fazer para deixar a sua casa em ordem mesmo tendo cães e gatos correndo para todo lado e bagunçando tudo pela frente.
TECIDOS
Cães e, principalmente, gatos podem provocar rasgos e arranhões em tecidos de sofás e almofadas, por exemplo. Fora odores desagradáveis. Para que isso não seja problema, invista em tecidos de tramas fechadas ou impermeáveis – couro, brim, sarja, vinil, chenile e lona. Evite algodão, linho e seda. Entretanto, se você faz questão de tecidos nobres, faça capas resistentes que protegerão o sofá e as almofadas – são fáceis de retirar quando chegar uma visita. Outra dica é aplica impermeabilizantes nos tecidos para aumentar a durabilidade. Os tecidos lisos são práticos e resistentes à escovação, feitos para retirar pelos.
MÓVEIS
Os cães tem certa fixação por sofás, onde adoram roer os pés. Para evitar que isso aconteça, a solução mais prática é não comprar móveis com pés de madeira (vale para sofás, mesas e cadeiras). Prefira os cromados, que não são apreciados pelos animais. Protetor de borracha é outra excelente alternativa.
TAPETES
Há uma discordância: eliminar os tapetes ou não? Alguns defendem que não é necessário se desfazer dos tapetes em função dos animais de estimação. Para estes, tapetes de cor bege ou nude são as melhores opções – cães e gatos têm predileção por tapetes de cor escura. Já para outros, o ideal seria acabar com os tapetes em todos os ambientes. Isso porque os animais adoram arranhar e afiar as unhas (gatos, principalmente) nestes locais, e ainda podem transformá-los em banheiro. Sendo inviável eliminar os tapetes, a indicação é achar matérias não desfiem com facilidade. Os tapetes recomendados são aqueles laváveis ou fabricados com materiais sintéticos – sisal e polipropileno.
CASINHA
Se o animal de estimação possuir um espaço para latir que é seu, os sofás, tapetes e pés de mesas e cadeiras estarão livres. O cão ou gato necessita de um local com cama, comida, água e espaço para banheiro. Deixe uma parte da área de serviço ou da varanda exclusiva para o animal. Para cães, compre também brinquedos de morder. Já para gatos, não esqueça de um arranhador.