Além da medicina veterinária tradicional, há terapias alternativas cada vez mais utilizadas para aumentar a qualidade de vida dos animais de estimação. São técnicas que visam não só o tratamento de doenças, mas também fatores que envolvem o ambiente em que o animal vive, das suas relações sociais. Veja a seguir dois exemplos de terapia alternativa: a acupuntura e a homeopatia – que, aliás, são dois tratamentos oferecidos no centro clínico da Pet Dreams.
Acupuntura
Da medicina tradicional chinesa, a acupuntura procura recuperar a saúde e o bem-estar por meio da aplicação de agulhas pelo corpo. Nos animais de estimação, o tratamento ajuda a aliviar possíveis dores e a liberar mais índices de endorfina, provocando uma sensação de prazer e relaxamento. São várias as aplicações da acupuntura nos animais, como tratar displasia, osteoartrose, hérnias de disco, paralisias e epilepsias, além de outros distúrbios e alterações.
Homeopatia
Uma ciência que parte do princípio de que as substâncias da natureza curam os mesmos sintomas que produzem. Para isso, emprega ativos altamente diluídos. Estes remédios homeopáticos são indicados para uma variedade de doenças. Desde agudas, como alergias e abcessos, até doenças crônicas – insuficiência cardíaca, hepática e renal, entre outras. A eficácia do tratamento depende da gravidade da patologia e da capacidade de resposta do organismo.