Secreção ou intensa coceira nos olhos podem indicar um problema na visãodo seu animal de estimação. Mas não é necessário esperar que sintomas como estes apareçam. A realização de exames regulares de visão em cães e gatos é a melhor forma de prevenir e não ser surpreendido com alguma doença.
Um dos problemas oftalmológicos em cães e gatos mais recorrentes é a doença do olho seco. Trata-se de uma disfunção na glândula lacrimal. A secreção é o primeiro indício da doença, que pode evoluir para úlceras na córnea devido à coceira intensa do animal na região dos olhos.
Outra doença comum é o glaucoma, ocasionado pela alta pressão intraocular. Sem contar a catarata, comum em animais idosos ou portadores de diabetes e cujo principal sintoma é o esbranquiçamento dos olhos. Nestes casos, quanto antes for diagnosticado o problema, maior sucesso terá o tratamento.
Além de sintomas aparentes, o comportamento do animal pode indicar que a visão esteja comprometida. Por exemplo, caso o cão ou gato, ainda que não conheçam o ambiente, esbarre demasiadamente em móveis ou tenha dificuldade em subir em um sofá, talvez seja melhor examinar os olhos.
Portanto, preste bem atenção nos olhos do seu animal de estimação.