Mesmo que o seu cão ou gato fique em volta de você fazendo cara de “pidão” por alguma comida, é importante que saiba que diversos alimentos não são recomendados para cães e gatos. Ao oferecer alimentos que eles não devem comer, coloca-se a saúde dos animais em risco. A seguir, confira uma lista de “comidas humanas” que cães e gatos devem ficar longe.
ABACATE
Os cães devem ficar longe dessa fruta por um motivo: o abacate contém ácido persin, que provoca vômito e diarreia no cão.
ALHO E CEBOLA
Usados como tempero da comida, alho e cebola possuem dissulfeto de n-propil que causa intoxicação grave. Isso ocorre porque a substância consegue alterar a hemoglobina dos animais, provocando a destruição de glóbulos vermelhos. Além disso, pode levar à icterícia e perda de sangue pela urina.
BATATA E TOMATE
A batata, sobretudo a inglesa, é rica em solanina, substância que pode causar depressão no sistema nervoso central e ainda distúrbios gastrointestinais nos animais. O tomate verde, por sua vez, contém glicoalcalóides, que são tóxicos para os cães.
CAFÉ E CHÁ PRETO
Essas bebidas contêm alcaloides neurotóxicos, como as xantinas, que podem provocar alterações cardíacas e neurológicas. Evite que seu cão ou gato tenha acesso às xícaras com café e chá preto.
CHOCOLATE E DOCES
O chocolate contém um derivado do cacau, chamado teobromina, que leva à intoxicação grave e pode causar até a morte do animal. Já os doces em geral são ricos em açúcar e calóricos, podem tornar os animais obesos e diabéticos. Esses alimentos também provocar problemas bucais em cães e gatos.
* Doces dietéticos: os adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos nos animais. Em cães mais sensíveis, podem levar à morte.
LEITE E DERIVADOS
Os cães e gatos não produzem altas quantidades de lactase, uma enzima que ajuda na digestão da lactose do leite. Logo, por esse motivo, desenvolvem uma intolerância ao alimento. Quando ingerido, o leite pode causar dores na região abdominal, náuseas e diarreia nos animais.
UVAS E PASSAS
Embora não exista comprovação científica, há relatos na medicina veterinária de cães que morreram após ingerir esses alimentos por falência renal.
FRUTAS CÍTRICAS E OUTRAS
Em geral, as frutas podem ser oferecidas aos animais. Apenas é necessário ter cuidado com as frutas mais ácidas, que causam problemas digestivos, e com a maçã, pois suas sementes são altamente tóxicas para cães e gatos – carregam cianogênico-cianida, um composto que pode alterar o processo de respiração celular dentro do organismo. Importante destacar que, em excesso, as frutas, por serem ricas em frutose, podem engordar os animais.
MASSAS CRUAS DE PÃO OU BOLO
O fermento presente nessas massas cruas, quando ingerido, pode resultar em gases no trato digestivo dos animais. Isso pode causar dor e desconforto pela distensão do estômago ou das alças intestinais.
FRITURAS E ALIMENTOS GORDUROSOS
Se para humanos já não são muito recomendados, as frituras (batata frita, por exemplo) e os alimentos gordurosos (pizza etc.) podem causar nos animais um desarranjo intestinal ou levar a casos de pancreatite e inflamação do pâncreas – esses problemas podem provocar a morte dos animais.