Pensar em escovar os dentes de um cachorro já arrepia os cabelos. Imagine se for um gato. Apesar do trabalho que a saúde bucal do seu animal de estimação possa dar, ela é fundamental e pode evitar algumas doenças graves.
Portanto, o melhor é evitar que os problemas surjam, acostumando seu pet aos cuidados bucais desde filhote. Se não conseguir, busque orientação com um veterinário. Agora conheça as doenças que podem ser consequência de problemas bucais.
Tártaro e cáries
Podem provocar mau hálito e fazer as bactérias proliferarem e atacarem o sistema nervoso central. Se isso acontecer, é possível que ocorra a meningite. A infecção bacteriana também pode chegar ao coração, provocando endocardite e degradação do miocárdio. As bactérias podem provocar fibrose pulmonar e bronquite e, nas articulações, artrite.
Dente de leite
Entre os 4 e 7 meses de vida, os animais trocam a dentição. É a época ideal para consultar um especialista porque, se a troca não ocorrer, o animal pode ficar com dentição dupla. Isso provoca problemas para o pet se alimentar, além de facilitar a proliferação de bactérias, tártaro e cáries.
Fratura
Quando um animal quebra um dente, é preciso que ele seja logo avaliado para evitar problemas maiores como o surgimento de fístulas dentárias ou abscesso no lado da face abaixo canto do olho, que pode ser confundido com problema de pele.