Necessidades especiais do pet
Quais as necessidades especiais do seu cachorro ou gato? Para saber, é preciso questionar o médico veterinário sobre se o animal tem alguma característica específica que vai determinar a melhor ração para ele. Por exemplo, um animal obeso necessita de uma dieta especial. Já um animal com problema cardíaco precisa de uma ração medicamentosa.
Idade do pet
Cães
– Filhote (de 1 a 12 meses): os cães filhotes precisam de uma porcentagem alta de proteína em sua alimentação. No mercado, procure por ração para filhotes.
– Adulto (acima de 1 ano): já adulto, o cachorro terá uma longa fase da vida pela frente (a fase adulta dura cerca de 7 anos, a depender do porte e da raça do animal) e precisa de rações equilibradas, com variedade de nutrientes e outros tipos de sabores e proteínas.
– Sênior (acima de 7 anos): para raças de porte grande, a fase sênior se inicia aos 7 ou 8 anos; para raças de porte pequeno, aos 9 ou 10 anos. De todo modo, a alimentação nesta fase da vida consiste em teores mais baixos de proteína e sódio. A ração precisa ser de fácil mastigação e ajudar no fortalecimento das articulações. É essencial oferecer uma ração específica sênior.
Gatos
– Filhote (de 1 a 12 meses): a alimentação deve ser exclusivamente de ração para filhotes. Procure acostumar o gato a diversas texturas, como a ração seca e úmida.
– Adulto (acima de 1 ano): hora de passar para a ração para gatos adultos. Nesta fase da vida do animal (que se estende geralmente até os 7 anos), procure não trocar de ração.
– Meia-idade (acima de 7 anos): ainda é possível oferecer ao gato a mesma ração de gatos adultos. Mas, aos poucos, introduza uma ração destinada para gatos maduros ou idosos.
– Sênior (acima de 10 anos): o gato precisa de mais fibras nesta fase da sua vida. Por isso, é essencial oferecer uma ração especial desenvolvida para gatos idosos.
Porte do pet
Cães
– Pequeno (1 a 10kg): a alimentação deve ser balanceada, com maior carga energética e com antioxidantes para dar suporte à expectativa de vida dos cães de porte pequeno.
– Médio (11 a 25kg): as rações específicas para cães de porte médio priorizaram nutrientes que dão suporte às defesas naturais dos animais, com antioxidantes e prebióticos, mantendo-os saudáveis.
– Grande (acima de 25kg): por possuírem crescimento acelerado e apresentarem problemas ortopédicos ou doenças no coração (entre outros problemas), os cães de grande porte precisam de um cuidado mais específico. Há rações que ajudam a prevenir dores musculares e lesões ortopédicas. Também há rações compostas por ingredientes nobres (frango, ovos) que proporcionam alto aproveitamento e melhor absorção de nutricionais a estes animais.
Gatos de grande porte
Já foram desenvolvidas rações para gatos de grande porte – a raça Maine Coon, por exemplo, pode atingir até 12kg. Estas rações são ricas em nutrientes ideais para os gatos desenvolverem pelagem sedosa, ossos fortes e até prevenir o sobrepeso para gatos castrados.
Necessidades específicas do pet
– Tendência a sobrepeso: animais que se exercitam pouco e possuem, assim, tendência à obesidade podem comer rações light. Essas rações promovem uma alimentação adequada na quantidade ideal e proporcionam saciedade rapidamente, com absorção de nutrientes essenciais. Mas só isso não fará com que o seu cachorro ou gato mantenha o peso ideal.
– Redução de odor e volume de fezes: para animais que vivem em apartamentos, as rações do tipo indoor ou ambientes internos possuem componentes especiais que reduzem o odor e a quantidade de fezes.
– Paladar exigente: como alguns animais não se adaptam a certas rações, há tipos de rações mais atrativas e saborosas. E elas não perdem em nada de qualidade para outras rações.
– Saúde da pele: algumas rações ajudam a manter a pele e a pelagem dos cães saudáveis. São rações com ômega 3 e 6, substâncias que protegem a pele dos animais contra ressecamento, descamação, irritação ou coceira. Para cães notáveis pela sua pelagem (e, por isso, exigem muitos cuidados), esse tipo de ração é ideal.
– Cães e gatos castrados: animais castrados tendem a desenvolver obesidade. Por esse motivo, há rações especiais (diet ou light) para cães e gatos castrados.