Várias pessoas hesitam na hora de adotar um gato, porque acreditam que são animais independentes e até mesmo grosseiros. Porém, se você souber educá-lo, é possível que o seu gato se torne mais carinhoso. Há muitas maneiras de fazer isso: a primeira é escolhendo bem a raça, pois algumas são naturalmente afetuosas, como a Persa, a Maine Coon e a Ragdoll.
Quando o seu felino já estiver em casa, dê tempo ao tempo. Todos os gatos precisam de adaptação ao novo ambiente. É um comportamento normal à procura de ambientes escondidos pelos gatos, ou que acompanhem seus donos por todos os lugares. Tente não falar com ele de uma forma abrupta, por isso seja carinhoso. Nunca o force a sair do esconderijo. Antes de tocá-lo, deixe que cheire sua mão, pois movimentos repentinos assustam o bichinho.
Não demore para nomear o seu gato: repita-o sempre que puder, especialmente em situações agradáveis. Evite repreender chamando pelo nome. Paciência é a chave: os gatos não aprendem o nome facilmente, levando ao menos um mês para compreenderem.
Brinque com o pet: é a melhor forma de fazer um gato ser carinhoso. Invista em bolas, plumas e diversos tipos de brinquedos. Assim, cria-se um vínculo que ajuda o felino a controlar a sua força e a identificar a relação de proximidade com você. Busque sempre a atenção do pet: acaricie-o, toque em suas patas. Esse é um dos passos mais importantes para tornar o gato afetuoso. Lembre-se também de jamais bater nele. O reforço positivo é sempre o melhor modo de ensinar um animal.
Gatos são naturalmente mais afastados do que os cachorros, por exemplo. Coloque nossas dicas em prática, garantimos que os resultados serão notados. Seu gato poderá ser carinhoso de um jeito que você nem imagina!