O crescimento do mercado pet e a sua especialização, produzindo produtos destinados a raças específicas, trouxe mais facilidade aos donos dos animais, mas também dúvidas. Uma das mais frequentes é sobre a ração. Antigamente, o que se dava para os cães comerem eram os restos da alimentação dos seus donos ou, com sorte, alimentos básicos e baratos preparados para eles.
Com o corre corre do dia a dia da vida moderna e o surgimento de milhares de produtos voltados aos pets, a ração passou a ser uma opção prática. Mas com ela veio a pergunta: ração seca ou úmida? Qual a mais indicada?
Como a ração úmida não é mais aquela comida feita em casa, mas comprada pronta nas pets, a principal diferença entre os dois tipos passou a ser exatamente a umidade. Por isso, a seguir, mostramos as principais vantagens e desvantagens de cada uma.
Ração seca
Ela é a preferida pelos donos de animais em função de preço e durabilidade. Ter a opção de deixar a ração no pote durante o dia todo é outra vantagem, sem contar a praticidade. As rações secas limpam os dentes dos cães durante a alimentação, evitando o acúmulo de tártaro.
Como desvantagem,podemos citar a dificuldade que alguns cães têm na hora de comer, principalmente os mais velhos. Cães idosos não costumam ter todos os dentes, mastigam menos, o que pode provocar má digestão. Mas o mercado já se adaptou a este problema e oferece rações mais macias para cães idosos ou com problemas dentários.
Ração úmida
A palatabilidade é a principal qualidade da ração úmida, maior que as rações secas e preferida pelos cães. Por conter grande quantidade de líquidos, a ração úmida pode ser indicação para ambientes muito quentes, ajudando a evitar futuros problemas renais. A ração úmida também é indicada para pets que consomem pouca água. Mas é importante verificar quanto sódio a ração contém. Neste caso, menos é mais.
Como a ração úmida não pode ficar muito tempo exposta, pois corre o risco de estragar, esta acaba sendo a sua principal desvantagem. O primeiro sinal de que a ração úmida já ficou tempo demais no pote é o aparecimento de moscas. Outro ponto é que, enquanto a ração seca tira tártaro, a úmida coloca.
Conselho profissional
Mas o melhor, antes de decidir, é conversar com o médico veterinário para que ele elimine todas as dúvidas para que você possa decidir o melhor pelo seu animal de estimação. Afinal, ele merece sempre o melhor.