No Brasil, estima-se que 30% dos cães e 25% dos gatos sejam obesos. Um quadro preocupante e que tende a aumentar se os donos não prestarem mais atenção em seus animais de estimação. A obesidade pode resultar em muitos riscos à saúde de cães e gatos, como diabetes, câncer e doenças de pele.
As principais causas para o sobrepeso em animais são a má alimentação e o sedentarismo. Em relação à alimentação, é comum os donos exagerarem na oferta de petiscos e refeições desbalanceadas. Apenas isso já contribui para uns quilos a mais. Mas soma-se a isso a ausência de passeios e exercícios?
Se o animal come muitas guloseimas e ainda não se exercita, é muito provável que se torne um cão ou gato obeso. A matemática é simples: se o animal come mais calorias do que gasta, ganhará peso. Outros fatores podem corroborar para a obesidade se desenvolver, como castração e predisposição genética.
Além das doenças já citadas, a obesidade pode reduzir a expectativa de vida e levar a problemas cardiovasculares, articulares e respiratórios. Por isso, é bem importante que os proprietários, uma vez que estiveram em dúvida quanto ao peso do seu animal, levem-no para uma avaliação do seu médico veterinário.
– COMO IDENTIFICAR SE HÁ PROBLEMA NO PESO DO ANIMAL
O dono deve atentar paras costelas do seu animal. Se estiverem bem visíveis e a cintura bem definida – sem gordura para apalpar –, é provável que o cão ou gato esteja muito magro. Do contrário, ao passar a mão sobre as costelas sem sentir os ossos em função da gordura, é sinal que o animal está acima do peso.
– COMO PREVENIR E TRATAR A OBESIDADE
Primeiro, leve o animal regularmente ao médico veterinário. Depois, dê atenção à alimentação: corte as guloseimas e procure oferecer a quantidade certa de ração indicada no rótulo do produto ou pelo veterinário. Por último, exercícios físicos. Realize passeios e brincadeiras com o animal. Mas não o canse muito.
– AVALIAÇÃO NUTRICIONAL NA PET DREAMS
Neste sábado, 28 de setembro, a Pet Dreams fará uma avaliação nutricional do seu animal de estimação. Saiba como está a saúde do seu cão ou gato.
A avaliação será realizada por nutricionista e veterinário.