A oferta de tipos de ração tem crescido tanto nos últimos anos que acaba ficando difícil escolher uma para seu pet, com qualidade e bom preço. Se você tem dúvidas, o melhor é conversar com o médico veterinário, pois ele é a pessoa mais indicada a prestar os esclarecimentos necessários, principalmente se seu pet possui alguma condição especial de saúde.
Mas, a seguir, vamos passar as informações básicas sobre os tipos de ração vendidos.
Elas podem ser resumidas em: Super Premium, Premium, Standard e Econômica.
Super Premium
Sempre que possível, se seu bolso permitir, independente da marca, escolha uma ração super premium. É o melhor tipo de ração disponível no mercado, com a melhor qualidade nutricional, pois são formuladas com carne de ovino, frango, bovino, entre outros, apresentando um ótimo valor proteico. Os animais digerem bem esse tipo de ração e a quantidade de fezes fica reduzida. É dentre a linha de rações super premium que vamos encontrar as terapêuticas, voltadas para animais com doenças crônicas como as renais e endócrinas, sem esquecer dos animais idosos, que requerem uma alimentação especial.
Premium
Se as rações super premium são muito caras para você, mas seu objetivo é dar o melhor para seu cão, então, escolha uma ração premium. Elas são consideradas de primeira qualidade e seus componentes são de origem animal, contribuindo para a melhor digestibilidade dos pets. Têm uma boa relação custo-benefício.
Standard
As rações tipo standard têm um padrão intermediário no que se refere aos componentes nutricionais. São as mais vendidas muito em função do seu preço acessível, mas não são a melhor opção, embora tenham alguns componentes de origem animal, como a farinha de carne e gordura animal, necessários para uma boa alimentação dos cães.
Econômica
Este tipo de ração só deve ser comprado se realmente você não tiver condições financeiras de oferecer uma ração melhor para seu animal de estimação, pois possui baixa qualidade nutricional. Seus componentes são de origem vegetal, reduzindo valor nutritivo, uma vez que cães precisam de gordura animal para ter uma alimentação mais rica e saudável.