Se você está percebendo que seu animal de estimação começou a apresentar um comportamento diferente do habitual, não ignore, preste atenção e prepare-se para levá-lo a uma consulta com o veterinário dele.
Frequentemente, o que faz o comportamento do seu cão ou gato mudar é a dor. Em animais idosos, a incidência de dor crônica é mais comum. Atrofias, doenças articulares e de coluna, cânceres, neuropatias e alterações renais estão no topo da lista das doenças que provocam dor e mudanças de comportamento nos pets com mais idade.
Traumas e contusões, otites, quadros pós-operatórios são outras possibilidades de dor que fazem seu animal mudar de comportamento.
Fique atento, também, aos seguintes comportamentos: tristeza, apatia e prostração; diminuição da interação com o dono; menor mobilidade; redução do apetite; automutilação; ganidos e grunhidos; agressividade ou timidez fora do comum; batimentos cardíacos acelerados e respiração ofegante; cansaço constante e insônia. Nestes casos, leve seu pet ao veterinário para descobrir a causa.
Especificamente em cães, aumento da carência, deixar de levantar a pata para urinar e parar de subir na cama ou sofá são sinais de alerta. Em gatos, preste atenção se ele reduzir a auto higiene, se isolar ou segurar urina e fezes por longo tempo, marque já uma consulta, pois há problema aí a ser descoberto.