Quem tem cão ou gato convive com pelos por toda a casa. Há épocas em que a queda é maior por conta da mudança de temperatura, mas isso é normal. Quando a queda passa a ser excessiva, deixando partes do corpo quase sem pelos, está na hora de procurar o veterinário.
Problemas dermatológicos são a principal causa de queda de pelos, mas existem outros problemas que provocam a ausência de pelos (alopecia). Confira:
Parasitas – podem deixar o pelo sem brilho, áspero, feio. Piolhos, pulgas e carrapatos infectam o animal e os pelos caem muito mais, havendo partes em que quase não há pelos.
Hipotireoidismo – é a desordem hormonal mais frequente que pode provocar alterações na pele e no pelo do pet. Distúrbios das adrenais como o hiperadrenocorticismo também entram nesta categoria.
Amamentação – as fêmeas concentram toda sua energia em alimentar e cuidar dos filhotes. Quando isso acontece, é possível que os pelos caiam além do normal.
Estresse – animais que passam por situações estressantes podem apresentar queda acentuada de pelos como, viagens, perda do dono, mudanças etc.
Alimentação – alergias alimentares e de contato ou dietas desbalanceadas podem fazer os pelos caírem demais.
Outros - doença do carrapato, anemias ou infecções também entram na categoria de possíveis causas da queda excessiva de pelos.