Cada estação do ano possui características que requerem cuidados específicos com seu animal de estimação. No caso do verão, vamos destacar alguns pontos fundamentais para evitar problemas de saúde especificamente para seu cão. Confira:
Atividade física
Todo cachorro precisa se exercitar, passear, interagir com outros animais. No verão, essa prática deve ser mantida, mas é importante escolher a hora adequada para isso. Nada de sair com seu pet com sol alto, nos horários mais quentes. Leve-o para passear antes das 1h ou depois das 17h. mas lembre-se de se certificar se o chão não está muito quente, pois isso pode queimar as patas dele. E não o deixe ficar muito cansado. Preste atenção aos sinais e volte para casa quando perceber que a farra foi suficiente.
Carro fechado
Nunca, em hipótese alguma, deixe seu cão preso dentro do carro, debaixo de sol quente, mesmo com uma fresta da janela aberta. O sol quente pode rapidamente fazer do carro um forno. Cães com focinho achatado como pugs e buldogues requerem mais cuidados ainda, pois eles têm maior dificuldade em regular a temperatura interna por meio do ofegar.
Oferta de água
Aumente a oferta de água para seu cão colocando mais potes pela casa, trocando com frequência e sempre deixando os potes à sombra. Nos dias de maior calor, coloque umas pedrinhas de gelo para deixar a água mais fresca por tempo maior. Ao sair, sempre leve uma garrafinha de água para hidratar seu cão durante os passeios.
Antiparasitários
Mantenha em dia os antiparasitários para evitar que pulgas, carrapatos e outros parasitas se instalem. É no verão que eles mais se proliferam, por isso, não descuide desse item para preservar a saúde do seu pet.