Claro que estamos falando de truques básicos, pois um adestramento completo preciso de um profissional para fazer. Mas existem comandos que ele vai aprender com facilidade. Use recompensas, afagos rápidos e frases de incentivo. Se seu pet precisar de mais incentivos, dê petiscos próprios ou frutas.
Sentar
Este é normalmente o primeiro comando a ser ensinado. Coloque um petisco na mão e o deixe cheirar. Na maioria das vezes, o cão senta para esperar a comida. Se ele fizer isso, dê a recompensa, carinho ou petisco.
Se ele não sentar, mova a mão para a parte de trás da cabeça dele. A ideia é que ele acompanhe o movimento e se sente.
Mas se nem assim ele sentar. Delicadamente, faça um movimento conjugado, empurrando o peito dele de leve e pressionando o quadril para que ele sente. Não esqueça da recompensa.
Não se esqueça de falar a palavra de comando “senta!” para que ele faça a associação quando você der o comando.
Dar a patinha
Esse é ainda mais fácil, pois a maioria dos cães faz isso com tranquilidade. Mas, se tiver que ensinar, coloque o petisco na mão e quando ele vier com a pata, incentivo seu pet, afague e dê a recompensa.
Deitar
Use o petisco para que ele faça o movimento certo. Coloque a guloseima na frente do focinho e vá descendo até que ele dobre as patas dianteiras completamente no chão.
Treino frequente
Adestrar é treinar, por isso, é preciso repetir os ensinamentos até que ele aprenda. Mas não exagere na dose. Treinos curtos com períodos de descanso é o ideal.